sexta-feira, 19 de maio de 2023

Concurso Bombeiros PR: edital autorizado com 130 vagas; confira!


 
Concurso Bombeiros PR: edital autorizado com 130 vagas. Imagem: Paraná Portal
Veja todos os esclarecimentos

O concurso Bombeiros PR ( Paraná) foi autorizado nesta sexta-feira, 19 de maio, por meio do governador do estado, Carlos Massa Ratinho Júnior.

O documento deve ficar disponível na próxima edição do Diário Oficial do Estado. Espera-se que sejam ofertadas 130 vagas para bombeiros e 230 vagas para polícia militar.

Com isso, mediante decisão, os próximos passos serão a criação de uma comissão de planejamento, a definição de uma banca organizadora e, por fim, a publicação do edital do concurso Bombeiros PR.

Quando foi o último concurso Bombeiros PR?
O último edital foi liberado em 2020 e organizado pela banca UFPR. Ao todo foram 400 vagas e vai contar com as seguintes áreas do conhecimento:

Língua Portuguesa;
Raciocinio Matemático;
Geografia;
História;
Informática;
Legislação
Sobre os requisitos do concurso Bombeiros PR, os candidatos deveriam comprovar os seguintes pontos:

Idade máxima de 30 anos na data do primeiro dia de inscrição;
Nível médio de escolaridade;
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir, categoria “B”, no mínimo.
O salário inicial oferecido a um Soldado 1ªclasse foi de R$4.263,67.

Outros concursos para bombeiros
Os interessados no concurso Bombeiros PI (Piauí) devem se atentar às avaliações em breve. A prova objetiva vai acontecer no dia 04 de junho.

Antes de mais nada, os candidatos puderam se inscrever até o dia 17 de maio. Ao todo, o certame oferta 400 vagas para bombeiros. A taxa de R$ 120 pôde ser paga até o dia 18 de maio.

Como serão as provas do concurso Bombeiros PI?

Antecipadamente, ao todo serão cinco fases, sendo elas:

a) Primeira Etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá na realização de Prova Escrita Objetiva e Dissertativa;
b) Segunda Etapa, de caráter eliminatório, constará de Exame de Saúde (Médico e Odontológico);
c) Terceira Etapa, de caráter eliminatório, compreenderá o Exame de Aptidão Física e constará de testes atléticos inerentes ao cargo;
d) Quarta Etapa, de caráter eliminatório, consistirá na aplicação de Avaliação Psicológica, com critérios científicos e objetivos;
e) Quinta Etapa, de caráter eliminatório, consistirá na Investigação Social com a finalidade de averiguar atos da vida pregressa, bem como da vida atual do candidato.
Como será a prova discursiva?
De acordo com o edital, a Redação da Prova Escrita Dissertativa vai acontecer a partir de um tema de ordem política, social ou cultural, em texto dissertativo.

A avaliação será em, no mínimo, 30 linhas e, no máximo, 40 linhas e redigida em letra legível, com caneta esferográfica de corpo transparente com tinta de cor preta, totalizando 20 pontos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário