sábado, 6 de maio de 2023

Concurso Bombeiros PI: inscrições prorrogadas; 400 vagas; não perca!


 
Foto: Reprodução
O concurso Bombeiros PI ( Piauí) teve o cronograma modificado. A banca organizadora, Nucepe, esclareceu as novas datas na última quinta-feira, 04 de maio.

Os interessados poderão se inscrever até o dia 17 de maio. Ao todo, o certame oferta 400 vagas para bombeiros. A taxa de R$ 120 deve ser paga até o dia 18 de maio.

Com as mudanças, as provas também sofreram processo de adiamento. Antes, a avaliação estava prevista para 21 de maio, com a decisão, os interessados deverão realizar as provas no dia 04 de junho, em Teresina, Piauí.

Fases concurso Bombeiros PI
Como serão as fases das provas do concurso Bombeiros PI?

Ao todo são cinco fases, sendo elas:

a) Primeira Etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá na realização de Prova Escrita Objetiva e Dissertativa;
b) Segunda Etapa, de caráter eliminatório, constará de Exame de Saúde (Médico e Odontológico);
c) Terceira Etapa, de caráter eliminatório, compreenderá o Exame de Aptidão Física e constará de testes atléticos inerentes ao cargo;
d) Quarta Etapa, de caráter eliminatório, consistirá na aplicação de Avaliação Psicológica, na qual serão adotados critérios científicos e objetivos, sendo vedada a realização de entrevistas;
e) Quinta Etapa, de caráter eliminatório, consistirá na Investigação Social com a finalidade de averiguar atos da vida pregressa, bem como da vida atual do candidato.
Como será a prova discursiva?
De acordo com o edital, a Redação da Prova Escrita Dissertativa será desenvolvida a partir de um tema de ordem política, social ou cultural, em texto dissertativo.

A avaliação deverá ser desenvolvida em, no mínimo, 30 linhas e, no máximo, 40 linhas e redigida em letra legível, com caneta esferográfica de corpo transparente com tinta de cor preta, totalizando 20 pontos.

Vagas concurso Bombeiros PI
Como já mencionado, o concurso Bombeiros PI está disponibilizando 400 vagas, que serão distribuídas do seguinte modo:

Vagas imediatas
180 vagas para o sexo masculino
20 vagas para o sexo feminino
Cadastro reserva
180 vagas para o sexo masculino
20 vagas para o sexo feminino
Quem pode se inscrever no concurso Bombeiros PI?

Para participar do concurso Bombeiros PI é preciso seguir os requisitos estabelecidos no edital. Sendo eles:


Ser brasileiro nato ou naturalizado;
Ter altura mínima de 1,60m para homem e 1,55m para mulher;
Apresentar ilibada conduta pública e privada;
Estar em dia com as obrigações eleitorais;
Estar em dia com o serviço militar, se do sexo masculino;
Não ter sofrido condenação criminal com pena privativa de liberdade ou qualquer condenação incompatível com a função bombeiro militar;
Ter concluído o Ensino Superior em qualquer área;
Ter concluído com aproveitamento o Curso de Formação de Soldados (CFSd BM);
Se Reservista das Forças Armadas, deverá o candidato ter sido licenciado, no mínimo, no comportamento BOM; e
Ser portador de Carteira Nacional de Habilitação ou obter permissão para dirigir na Categoria “AB”.
As juntas médicas, designadas pelo NUCEPE/UESPI e responsáveis pela avaliação médica e a avaliação dos exames laboratoriais e complementares, serão compostas por:

01 médico cardiologista, 01 médico ortopedista, 01 médico ginecologista, 01 médico oftalmologista, 01 médico clínico e 01 dentista.
Exames solicitados
Confira a lista:

Exames laboratoriais

I – sangue: hemograma completo (com contagem de plaquetas), coagulograma, glicemia de jejum, ureia, creatinina, ácido úrico, colesterol (total e frações – LDL, HDL e VLDL), triglicerídeos, gama-GT, fosfatase alcalina, transaminases (TGO/TGP), bilirrubinas (total e frações), sorologia para doença de Chagas (pelo menos 2 métodos), VDRL (ou sorologia para sífilis), perfil sorológico para hepatite B (incluindo obrigatoriamente: HBsAg, HBeAg, Anti HBc (IgM e IgG), Anti HBe, Anti HBs), sorologia para hepatite C (Anti HVC) e tipagem sanguínea (grupo ABO e fator Rh);
II – Urina: elementos anormais e sedimentos (EAS).

Dos exames médicos complementares

Eletroencefalograma (EEG), com laudo;
B. Eletrocardiograma, com laudo;
C. Teste ergométrico, com laudo;
D. Radiografia de tórax em projeções póstero-anterior (PA) e perfil com laudo; radiografia da coluna vertebral em PA e perfil, escanometria;
E. Avaliação oftalmológica: laudo descritivo e conclusivo de consulta médica realizada por especialista (oftalmologista) com RQE ou documento comprobatório de sua especialidade, que deve, adicional e obrigatoriamente, citar os seguintes aspectos (e resultados de exames médicos):
1) acuidade visual sem correção;
2) acuidade visual com correção;
3) tonometria;
4) biomicroscopia;
5) fundoscopia;
6) motricidade ocular;
7) senso cromático (teste completo de Ishihara);
8) medida do campo visual por meio de campimetria computadorizada, com laudo.
F. Audiometria tonal, com laudo;
G. Radiografia odontológica panorâmica, com laudo;
H. Exame Toxicológico do tipo “larga janela de detecção” (mínima de 90 dias), realizado por meio de amostra de materiais biológicos (cabelos ou pelos), para detecção de maconha, metabólitos do delta-9 THC, cocaína, anfetaminas (inclusive metabólitos e seus derivados) e opiáceos, devendo constar no exame, obrigatoriamente, o respectivo QR Code e/ou chave de verificação, ou outro recurso de verificação de autenticidade utilizado comumente pelo órgão/instituição expedidor(a).

Nenhum comentário:

Postar um comentário