sexta-feira, 21 de abril de 2023

Se você possui dívidas ativas no seu CPF há mais de 5 ANOS, preste atenção!


 
Foto: Reprodução
Todos já sabemos que o Brasil é um país que possui um número bastante alto de cidadãos devedores. No nosso país, existem hoje em dia cerca de 70 milhões de pessoas em estado de inadimplência. E como também é de conhecimento geral, as dívidas trazem inúmeras consequências negativas para a vida de quem está devendo. Assim, a vida do inadimplente fica muito mais difícil ao ter inúmeros benefícios negados.

E se você está com o nome sujo há bastante tempo, pode estar com a sua dívida prescrita. Entenda o que isso significa e veja o que pode ser feito para o seu caso.

O que é uma dívida prescrita?
Não é segredo para absolutamente ninguém que estar com dívidas dificulta muitíssima a vida da pessoa inadimplente. Como indicamos previamente neste texto, a pessoa em estado de inadimplência perde o acesso a inúmeros benefícios que tem vínculo com o crédito. Sendo assim, conseguir financiamento e empréstimos com bancos ou instituições financeiras, se torna praticamente impossível para o devedor. Além disso, empresas privadas do ramo varejista também podem negar compras feitas em parcelas para o inadimplente. Isso acontece, porque o inadimplente passa a ser sinalizado como um risco financeiro e apresenta mais chances de não pagar as suas dívidas.

E quem está com o CPF sob status negativo, sempre possui dúvidas a respeito da resolução de suas dívidas. Entre as mais frequentes, estão questões sobre possíveis descontos e renegociações dos valores totais dos débitos que esta pessoa possui. Mas, talvez o maior anseio de quem está com o nome sujo seja a respeito da prescrição de uma dívida. Muitas pessoas já devem ter ouvido falar na dívida prescrita mas, não sabem do que esta se trata de fato.

Caso você faça parte do grupo de pessoas que não entende profundamente sobre o que se trata uma dívida prescrita, fique tranquilo! A resposta é na verdade bastante simples. De acordo com a Lei brasileira, considera-se uma dívida prescrita aquela que já ultrapassou um período de 5 anos.

Minha dívida prescreveu, posso ser cobrado?
Então, como podemos compreender, entende-se como uma dívida prescrita aquela que já existe há 5 anos ou mais. E para aqueles que ainda não sabem, uma dívida prescrita possui uma série de características que a diferem de uma dívida comum. Sendo assim, vamos entender mais um pouco sobre este tipo específico de débito!

Primeiramente, deve-se entender que quando uma dívida atinge a sua prescrição, o nome do inadimplente não estará sujo mais. Isso porque, a dívida prescrita garante que o nome do devedor seja retirado dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC. Mas, atenção! Não constar mais na lista de inadimplentes desse órgão não significa que você recuperou o seu crédito. Quem passou muito tempo com dívidas ainda continua tendo um crédito ruim e novos hábitos financeiros devem ser adotados, caso esta pessoa queira melhorar sua situação.

Ademais, outra dúvida frequente a respeito da dívida prescrita é sobre a possibilidade de cobrança do débito. Então, vale enfatizar que que a Lei brasileira não permite a cobrança judicial de uma dívida prescrita. Isso significa, que após 5 anos o inadimplente não possui mais a obrigação de quitar o débito que já prescreveu. Entretanto, vale notar que acordos podem ser feitos de maneira extrajudicial para garantir que o credor receba seu dinheiro de volta. Além disso, é preciso salientar que o pagamento de uma dívida prescrita pode ajudar a recuperar o crédito então, incentivamos que este pagamento ainda ocorra mesmo após a prescrição!

Com Informações do Site: Pronatec

Nenhum comentário:

Postar um comentário