
Foto: Reprodução
Conseguir a tão esperada Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não é uma tarefa fácil e não é barata. No entanto, para atender os cidadãos que têm dificuldade em pagar pelo processo, o Detran/ES lançou a segunda fase do programa CNH Social. Neste primeiro momento são 3500 vagas.
Ainda este ano, terá início a segunda fase do programa, com a CNH Social a ter mais 3500 vagas, elevando o total para 7.000.
Inscrição
Os interessados em obter qualificação por meio do Programa Social da CNH devem se inscrever pelo site do Detran-ES até o dia 14 de abril. Para além das qualificações iniciais para a categoria A (motociclos) ou B (veículos a motor), a iniciativa prevê igualmente o aditamento das categorias A e B, para além de alterações à categoria D (carrinhas, miniautocarros, autocarros) ou E (camiões e reboques).
Vale lembrar que um dos pré-requisitos para ingressar no programa é ter um único cadastro ativo (CadÚnico). Quem tiver dados antigos terá que solicitar as alterações necessárias e aguardar o anúncio da segunda fase do programa.
Por fim, os selecionados serão divulgados no site do Detran/ES no dia 20 de Abril. No entanto, aqueles que não foram considerados terão uma nova oportunidade no dia 12 de Junho, quando uma única chamada de alternativas será divulgada.
Passo a passo
Para se cadastrar, é preciso acessar o site do Detran/ES e clicar no banner ou botão “Programa Social da CNH”. O próximo passo é inserir suas informações pessoais, de acordo com os dados atuais do CadÚnico.
Finalmente, você precisa escolher uma categoria (primeira qualificação A ou B) ou, se você já tiver uma carteira de motorista, escolher entre as opções de “Adicionar Categoria” A ou B e “Alterar Categoria” D ou E.
Condição
A seleção é feita eletronicamente, ou seja, sem interferência humana. Isso porque o ranking leva em conta informações de um único cadastro, por exemplo, um aumento na renda per capita ou o número de pessoas em um grupo familiar. Outros critérios adotados incluem informações como conclusão do ensino fundamental, ser beneficiário do Bolsa Família e data e horário de inscrição.
Vaga
Do total de 3500 vagas, 40% incidem na primeira qualificação (A ou B). Além disso, 20% são para a adição das categorias A ou B e, finalmente, 40% para a modificação das categorias D ou E. Vale lembrar que essa ação tem como objetivo focar na formação profissional que busca introduzir os condutores no mercado de trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário