domingo, 16 de abril de 2023

Auxílio-gás de abril: quem tem direito a receber os repasses do Governo Federal?


 
Foto: Reprodução
Confira quais brasileiros tem direito de receber os repasses do auxílio-gás referentes ao mês de abril e veja o calendário de pagamentos!


O Auxílio-Gás é um benefício ofertado pelo Governo Federal às famílias brasileiras que necessitam de um apoio. Ele é voltado para a aquisição do gás de cozinha, produto essencial no dia a dia doméstico que passou por um grande aumento nos preços.

Desse modo, por meio de repasses feitos pelo governo, diversas famílias brasileiras conseguem adquirir um botijão de gás de 13 quilos. No entanto, mesmo com a ampla divulgação, algumas pessoas podem ainda não ter conhecimento das regras do programa.


Quem pode receber o Auxílio-Gás?

Assim sendo, é importante esclarecer quais cidadãos brasileiros possuem direito aos repasses do benefício oferecido pelo Governo Federal. Para estar apto ao recebimento do Auxílio-Gás, é preciso preencher alguns requisitos que seguem abaixo:

Possuir renda familiar de no máximo meio salário mínimo por pessoa ou ter algum membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
Possuir inscrição ativa no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e mantê-la sempre atualizada.
Quem concordar com os requisitos já está apto a receber os repasses do governo para o Vale-Gás, que acontece de maneira automática. A inscrição e atualização do CadÚnico podem ser feitas diretamente no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) mais próximo.


Mudança nos valores do benefício

Os pagamentos do Auxílio-Gás não são feitos conforme a maioria dos benefícios concedidos pelo Governo Federal, já que ocorrem de maneira bimestral, ou seja, a cada dois meses, já que um gás de cozinha residencial dura o equivalente a esse tempo, em média.

Além disso, os pagamentos são feitos de acordo com pesquisa de preço feita pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que determina o valor médio do botijão de gás de 13 quilos no mercado nacional.

Desse modo, o valor das parcelas deve ficar em torno de R$ 110 e R$ 114, considerando o custo do produto. Por fim, confira abaixo o calendário de pagamentos para o mês de abril, levando em consideração o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários:

Número final do NIS 1: 14 de abril;
Número final do NIS 2: 17 de abril;
Número final do NIS 3: 18 de abril;
Número final do NIS 4: 19 de abril;
Número final do NIS 5: 20 de abril;
Número final do NIS 6: 24 de abril;
Número final do NIS 7: 25 de abril;
Número final do NIS 8: 26 de abril;
Número final do NIS 9: 27 de abril;
Número final do NIS 0: 28 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário