
Foto: Reprodução
Atualmente, os brasileiros podem ter acesso a vários benefícios sociais ligados ao Governo Federal, por meio de uma inscrição válida no Cadastro Único. Dentre os principais programas sociais que estão em vigor hoje em dia, há o Vale-Gás. Este benefício foi criado com o objetivo de fornecer um subsídio mensal para que as famílias em maior situação de vulnerabilidade social pudessem comprar o botijão de gás de cozinha de 13kg.
Em março, as famílias não receberam as parcelas, uma vez que o Vale-Gás se trata de um benefício pago de dois em dois meses. No entanto, em abril elas poderão receber. Dessa maneira, é esperado que cerca de 5,6 milhões possam contar com o depósito do valor na conta poupança do Caixa Tem.
Quem pode receber os depósitos?
Em primeiro lugar, vale a pena ressaltar que os critérios para receber os pagamentos do Vale-Gás
em 2023 continuam os mesmos com relação ao ano passado.
Isso quer dizer que a família deve possuir uma renda per capita que seja equivalente ou inferior a meio salário mínimo nacional, ou, então, ter ao menos um membro do núcleo familiar que seja beneficiário do BPC/Loas, Benefício de Prestação Continuada, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social.
Além disso, é necessário também que a família esteja inscrita no CadÚnico e que os dados do cadastro estejam atualizados. A atualização deve ser feita de 2 em 2 anos ou quando houver qualquer alteração que afete a família em termos de endereço, de renda, de número de membros da família, dentre outros.
Por exemplo, troca de endereço, nascimento de algum membro da família, morte de um membro, mudanças na remuneração dos familiares da casa etc.
Pagamentos do Vale-Gás em 2023
Os pagamentos do Vale-Gás em 2023 serão feitos pela segunda vez neste ano, sendo que a primeira vez ocorreu em fevereiro. Logo, sendo assim, a próxima vez será em abril e o calendário com as datas já está disponível. O calendário é o mesmo dos pagamentos do Bolsa Família, uma vez que os depósitos dos dois benefícios sociais são feitos em conjunto.
Assim, o calendário considera o final do número de inscrição social dos beneficiários.
Além disso, o depósito é feito na conta poupança do Caixa Tem.
14/04 – Final de NIS 1
17/04 – Final de NIS 2
18/04 – Final de NIS 3
19/04 – Final de NIS 4
20/04 – Final de NIS 5
24/04 – Final de NIS 6
25/04 – Final de NIS 7
26/04 – Final de NIS 8
27/04 – Final de NIS 9
28/04 – Final de NIS 0
Neste ano, o valor do Vale-Gás continuará sendo o suficiente para cobrir o preço integral do botijão de gás de cozinha de 13kg. Isso ocorre já que o atual presidente do país,
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou uma Medida Provisória que foi responsável por garantir a extensão dessa quantia.
Anteriormente, a previsão era de em 2023 o benefício voltasse a ser de 50% do valor do botijão na média nacional.
Fonte: Pronatec
Nenhum comentário:
Postar um comentário