domingo, 5 de fevereiro de 2023

SENAI abre 7,1 MIL vagas em cursos gratuitos na região; saiba mais


 
Foto: Reprodução
Existem vagas previstas até 2024 em determinada região, mas os candidatos tem de atender a determinados requisitos. Saiba quais são e como se inscrever nos cursos.


A programação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial para 2023 e 2024 é de cerca de 7,1 mil vagas em cursos gratuitos no SENAI. Dessa forma, será possível frequentar gratuitamente cursos técnicos, de aperfeiçoamento ou de qualificação profissional nos próximos meses. Vamos saber onde está esta oportunidade e como preencher as vagas.

Os cursos são oferecidos através da parceria da Firjan com o Senai, com o objetivo de atender às necessidades de capacitação e desenvolvimento profissional de quem atua na indústria. Mais detalhes e informação no texto a seguir.


Parceria entre Firjan e Senai
Senai

O Senai no Rio de Janeiro foi fundado em 1944 como parte do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, que foi criado com o objetivo de desenvolver primordialmente a educação profissional no Brasil. Ele tem como missão, acima de tudo, formar profissionais para atuação na indústria e contribuir com o desenvolvimento econômico e social do país.

A saber: a sua contribuição para a sociedade inclui:

1. Formação de mão-de-obra qualificada: Oferecer cursos técnicos e de capacitação para jovens e adultos, que visam prepará-los a fim de enfrentar o mercado de trabalho e aumentar suas chances de empregabilidade.

2. Inovação e desenvolvimento tecnológico: Realização de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias inovadoras, a fim de ajudar a melhorar a competitividade da indústria e a geração de novos empregos.

3. Desenvolvimento econômico: A formação de mão-de-obra qualificada e a inovação tecnológica que permite o desenvolvimento econômico do país, aumentando a competitividade da indústria e gerando emprego e renda.

4. Responsabilidade social: Atuação em programas de inclusão social, oferecendo cursos para pessoas de baixa renda e desfavorecidas, promovendo a oportunidades e igualdade social.

Firjan

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro é uma organização sem fins lucrativos que representa a indústria no estado do Rio de Janeiro. Ela foi fundada em 1946 com o objetivo de defender os interesses da indústria e promover o desenvolvimento econômico do estado.

A FIRJAN tem como missão representar, defender e promover os interesses da indústria, confiante para o desenvolvimento econômico e social do Rio de Janeiro, por meio de ações conduzidas para a capacitação dos trabalhadores, a geração de emprego e renda, a inovação e a competitividade.

Vagas em cursos gratuitos do Senai
O Senai está, através de seus programas de qualificação departamentais, oferecendo cursos gratuitos em diversas regiões do Rio de Janeiro. De janeiro a abril, serão oferecidas 3.100 vagas em diversos cursos de capacitação. Além dos requisitos para o curso pretendido, o participante deve ter renda familiar bruta por habitante de até um salário mínimo e meio.

Ao todo, são 1.539 vagas para: Construção pesada e civil; Alimentos e Bebidas; Animação audiovisual e digital, Indústria Automotiva; Editorial e Gráfica, Ferroviária, Indústria de Defesa; Joalheria; Madeira e Mobiliário; Metalmecânico; Química; Tecnologia da Informação; Refrigeração de Ar; Têxtil e Vestuário.

As aulas da Região Metropolita acontecerão nas seguintes unidades: Benfica, Tijuca, Maracanã, Vila Isabel, Laranjeiras, Jacarepaguá e Santa Cruz, na Baixada em Nova Iguaçu e Duque de Caxias, e no Leste Fluminense, Niterói e São Gonçalo.

Na Região Serrana são 753 vagas, em Três Rios, 222 vagas. São 290 vagas nas regiões Sul e Sudeste, em Angra dos Reis há 56 vagas. São 240 vagas nas regiões Norte e Noroeste do estado.

Os interessados ​ podem acessar a página https://firjansenai.com.br/cursorio/o-senai-rio/unidades para ver a lista completa de cursos disponíveis e se inscrever. Os endereços estão disponíveis no site da Firjan Senai, na página das unidades ou pelo telefone 0800 0231 231.

Nenhum comentário:

Postar um comentário