quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

SPC e Serasa: Quanto tempo é necessário para uma dívida ‘caducar’?


 

Foto: Reprodução

Os problemas econômicos que o país enfrenta não são apenas sobre inflação e desemprego. Um estudo realizado pelo portal de serviços Foregon trouxe dados chocantes sobre a situação financeira dos brasileiros: 44,3% dos entrevistados estavam com o nome sujo no SPC e Serasa. Mas você sabia que a dívida tem data de vencimento? Descubra a seguir!

O que significa a dívida “caducar”?

Quando a dívida de uma pessoa está vencida há muito tempo, ela tem o potencial de “cair” ou “vencer”. Geralmente, isso significa que a dívida não existe mais nos registros dos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Quanto tempo uma dívida leva para caducar?

A responsabilidade, por assim dizer, expira imediatamente após cinco anos de sua existência. Ou seja, após o limite do CPF do devedor atingir essa “idade”, ele volta a ter o nome limpo e sem números negativos.

Se um dívida caducou, é válido dizer que ela deixou de existir?

Por outro lado, o indivíduo deve lembrar que as dívidas vencidas que vencem não deixam de existir. Os bancos ainda podem procurá-los porque possuem uma lista própria de registros financeiros fornecida pelo Banco Central (BC), como o Sistema de Informações de Crédito (SCR).

Dessa forma, o alívio financeiro do consumidor pode ser visto como “temporário”. Tudo porque ele ainda tem problemas para financiar um imóvel, solicitar um empréstimo ou solicitar um cartão de crédito.



Com informações do site:  Cartão Fácil

Nenhum comentário:

Postar um comentário