sábado, 7 de janeiro de 2023

Cursos gratuitos em Institutos Federais são oferecidos online abertamente


 


Foto: Reprodução
11 instituições de ensino federais contam com plataforma digital para oferta de capacitações.

Existem diversas formas de capacitação nas quais os brasileiros têm a chance de aprender algo novo e se qualificar melhor para o mercado de trabalho, ou até mesmo para adquirir conhecimentos para a vida. Os institutos federais têm papel importante não apenas na oferta de cursos de graduação e pós-graduação, mas também na promoção de conhecimento através de cursos livres. 11 dos 38 institutos federais oferecem cursos abertos e gratuitos através de plataformas online.

Os cursos oferecidos são chamados “MOOC”, uma sigla em inglês para identificar que as formações são realizadas de forma online e abertas para todo tipo de público. Não há pré-requisitos e nem cronogramas rígidos para se inscrever nos cursos. Ao concluir a formação, o participante recebe uma declaração ou certificado da instituição de ensino que ofereceu o treinamento.

Cursos gratuitos de institutos federais

Os cursos que possuem de 20 a 120 horas, abrangem temas como desenvolvimento de sistemas, empreendedorismo, uso de ferramentas on-line para a educação, negócios, informática, idiomas e muito mais. As capacitações são oferecidas de forma adicional ao currículo proposto pelos institutos federais. Ao todo, são cerca de 300 cursos livres gratuitos oferecidos por 11 institutos federais. Veja quais são:


Nas plataformas, os estudantes podem assistir aulas fracionadas em pequenos capítulos, acessar matérias complementares e fazer anotações em um caderno virtual. Além disso, gestores e professores podem acompanhar os avanços dos alunos, gerenciar turmas e fóruns de discussão.

Estude com bolsas de estudo EAD

Se você quer começar a sua graduação ou pós-graduação sem sair de casa, aproveite as bolsas de estudo EAD do Educa Mais Brasil! O programa oferece descontos de até 70% nas mensalidades em parceria com diversas instituições do país. Além do ensino superior, você encontra bolsas em cursos técnicos, idiomas, profissionalizantes, preparatórios para Enem e concursos, EJA e Educação Básica. Confira as oportunidades disponíveis e realize sua inscrição gratuita.

Fonte: E+B Educação | Igor Anthony

Nenhum comentário:

Postar um comentário