Foto: Reprodução
Uma nova resolução aprovada pelo Senado Federal, determina que as motos de até 170 cilindradas (cc) tenham isenção total do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 11 de julho. Com isso, ela passa a entrar em vigor a partir de 1º de janeiro de 2023.
No entanto, a medida vale somente para os estados que decidirem aderir à resolução, visto que o imposto é de competência estadual. Assim, cada estado possui autonomia para decidir a alíquota cobrada e se irá ou não isentar os motociclistas do IPVA.
O projeto foi proposto em 2019 pelo senador Chico Rodrigues (União-RR). No entanto, o texto original previa que a isenção fosse para motos de até 150 cilindradas, tendo esse limite sido alterado somente durante a análise da medida. Dessa forma, as emendas que elevaram a isenção para as motos de até 170 cilindradas foram aceitas, possibilitando a inclusão de mais cilindradas.
Os modelos de até 170 cilindradas correspondem a 80% das motocicletas mais vendidas no Brasil.
A informação é da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), que informa também que o Brasil possui a 6ª maior frota de motos de todo o mundo.
Afinal, onde a isenção já foi autorizada até o momento?
Por fim, como a liberação da isenção no IPVA foi autorizada somente para esse grupo de motos, a Paraíba foi o único estado a conceder a alíquota zero para os motociclistas em 2023.
Em contrapartida, os estados o Paraná e de São Paulo já informaram que vão realizar a cobrança do imposto no próximo ano.
1- O que é IPVA?
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo estadual, com arrecadação sobre veículos que circulam por terra, como motos, carros, ônibus e caminhões.
Cobrado anualmente, o IPVA pode ser pago à vista ou em parcelas. Cada estado define as datas e opções de pagamento.
2- Qual a principal mudança realizada pela lei?
Com a lei, veículos de duas rodas de até 170 cilindradas têm 0% de IPVA.
Ou seja, não precisam pagar o imposto.
3- A partir de quando as novas medidas começam a valer?
A isenção de IPVA para motos de até 170 cilindradas começa a valer a partir do dia 1º de janeiro de 2023. Até dezembro de 2022, o imposto ainda deve ser pago por quem tem veículos que se encaixam na isenção.
A lei de isenção do IPVA para motos de até 170 cilindradas leva em consideração a importância das motocicletas em regiões onde há a dificuldade de locomoção, principalmente em áreas rurais e de menor poder aquisitivo.
O documento aponta também que as motocicletas são veículos populares, que aliam o baixo custo de aquisição, manutenção, economia de combustível e transporte rápido.
Por isso, conforme o governador João Azevêdo, a lei é importante para a economia familiar, uma vez que em muitos casos as motocicletas podem ser usadas para gerar renda.
Fonte: Edital Concursos
Nenhum comentário:
Postar um comentário