sábado, 24 de dezembro de 2022

Para facilitar o acesso ao mercado de trabalho, programa Flores +Renda será ampliado em 2023


 
Foto: Reprodução
O programa Flores +Renda, lançado em 24 de agosto deste ano em Flores da Cunha, já beneficiou mais 767 pessoas. O projeto busca facilitar o acesso da população ao mercado de trabalho, promovendo também o empreendedorismo na região. Em setembro, foi realizado o primeiro mutirão do emprego como resultado a participação de 150 municípios e de 22 empresas de Flores da Cunha.
— O programa Flores +Renda superou nossas expectativas em 2022, e esse resultado apresentado só foi possível devido ao engajamento de todos os colaboradores e parceiros, que acabam beneficiando toda a população. Ele é um verdadeiro pacto pelo desenvolvimento do município, dando oportunidade para as pessoas se desenvolverem e terem melhores condições, assim serem protagonistas do seu próprio destino  —  disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Tiago Centenaro Mignoni.


Ao longo de 2022, foram oferecidas 645 horas de treinamentos por meio do programa, divididas entre 11 capacitações. A iniciativa também estimulou investimentos capitaneados pelo poder público durante os quatro meses de existência, sendo eles: R$ 1,3 milhão em maquinário e material permanente para equipar o Centro de Formação Profissional do Senai e R$ 13 mil em cursos.

Todas as propostas do programa Flores +Renda, ocorrem por meio de empresas, parceiros de ensino, entidades representativas em parceria com a administração municipal. Em 2023, a expectativa é ampliar o número de instituições parceiras, que em 2022 chegou a 46, e facilitar o atendimento à população por meio da criação de uma plataforma que já está em desenvolvimento. 

— Em 2023 vamos colocar em operação a Plataforma de Empregabilidade de Flores da Cunha, que vai organizar o banco de profissionais e pessoas interessadas em trabalhar aqui no município, com as oportunidades disponíveis no mercado e com um grande diferencial que é a indicação de capacitações para os possíveis candidatos às vagas. Tecnologia que vai incrementar o Flores +Renda com capacitação e geração de empregos — explicou, Tiago.

Além do aplicativo, será disponibilizado um site, o floresemprego.com.br que entrará em operação ainda no primeiro semestre de 2023, para cadastro de vagas e ofertas de emprego, e também já está previsto para ocorrer a segunda edição do Mutirão do Emprego, além da realização dos cursos online de capacitação que terão sequência em 2023.

Conheça a história de quem foi beneficiada pelo projeto
Sandra Maria da Silveira Rizzotto, 70 anos, sempre trabalhou como autônoma, na lavanderia que tinha e, agora o filho administra. Ela conta que sempre foi muito ativa. Em uma ida na prefeitura de Flores da Cunha, se deparou com um folheto do curso de balconista ofertado pelo Supermercado Andreazza, em parceira com Flores +Renda.

— Acredito que tinha que acontecer, eu passei por um câncer de mama e, em seguida, veio a pandemia, e eu pensei comigo mesma, que precisava ser útil, e eu fui até prefeitura porque precisava arrumar minha identidade para poder renovar minha CNH, quando eu vi o folheto que ia ter um curso de balconista, me interessei e me inscrevi no curso — explicou.

Por ter problemas auditivos, ela conta que, no primeiro dia de curso, sentiu dificuldade em entender o conteúdo, mas foi incentivada e permaneceu em todas as aulas. 

— Na época meu aparelho estava estragado funcionando parcialmente, mas nunca deixei de fazer minhas coisas. Eu estava bem ansiosa, no primeiro dia não estava escutando muito bem, e no segundo dia fui até uma lojinha, e consegui arrumar o aparelho, e pude escutar um pouco melhor, sempre muito incentivada pelos colegas. E durante todo o curso pude aproveitar muito e o aprendizado foi muito bom — contou.

Sandra foi uma das contratadas pela rede e está completando dois meses no novo emprego.

— E quando terminou o curso, fui chamada para minha primeira entrevista de emprego aos 70 anos. Foi muito emocionante, porque sempre fui autônoma, e não sabia como funcionava. Então liguei para minhas filhas para elas me ajudarem, e no final deu tudo certo, fui contratada. Então o Flores +Renda me deu essa oportunidade e também para outras pessoas, estou muito Feliz — ressaltou.

E com o apoio dos filhos e do marido, Sandra conta que está com muita energia e que apensar da idade pretende continuar trabalhando.

— A vida é cheia de fases e nessa nova fase eu quero viver, sempre com intensidade, com respeito e amor — disse. 



Confira as primeiras capacitações previstas para 2023
Fevereiro 

Capacitação em Auxiliar de Expedição
Capacitação pra Atendimento ao Cliente
Março

2ª Edição do Mutirão de Empregos
Capacitação em Oratória
Projeto Jovem Tec - Curso de Informática em Módulos
Abril

Capacitação em Administração na Prática
Capacitação para Balconista
Maio 

Empretec
Junho

Curso Jeito Disney de Atender
Agosto

Startup Weekend
Aniversário de um ano do programa Flores +Renda
Setembro 

Início do programa Start

Com informações do site: gauchazh

Nenhum comentário:

Postar um comentário