segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Estudantes do SENAI Ceará se destacam com a apresentação de projetos sustentáveis


 
Foto: Reprodução
Você já ouviu falar em ESG? A sigla, em inglês, traduz os conceitos de meio ambiente, social e governança e aponta a diretriz das grandes empresas nas relações de trabalho no mundo moderno.

Sob um outro prisma, a sigla também pode ser definida como uma abordagem para avaliar até que ponto uma corporação trabalha em prol dos objetivos sociais que vão além da maximização de lucros em nome dos acionistas da corporação. Em resumo, as empresas podem continuar crescendo e gerando empregos e receitas com responsabilidade social.

Prova desse compromisso com as perspectivas voltadas ao respeito ao meio ambiente, a responsabilidade social e a governança foi colocada à prova na última edição do Mundo SENAI, que contou com mais de 350 unidades, em todo o país, com dezenas de atividades voltadas à aprendizagem industrial.

Na unidade da Barra do Ceará, o estudante Carlos Avelar produziu um biodigestor anaeróbico automatizado que produz biofertilizantes a partir de resíduos orgânicos. “É um projeto que prima pela sustentabilidade, já que vai promover ações de impacto sem a agressão ao meio ambiente”, disse. Com o funcionamento do projeto, o objetivo é aperfeiçoá-lo e, a partir daí, criar uma startup para propagar ainda mais o equipamento.


Também na seara da criatividade, a estudante Beatriz Barbosa criou um sistema de climatização para cabines de locomotiva. “Nós fizemos o dispositivo através de partilhas de cerâmica. A climatização é possível, porque o ar quente é retirado pelos exautores, sem comprometer o funcionamento de nenhuma outra peça. Os primeiros resultados foram satisfatórios”, explicou.

Essas iniciativas marcam a essência do SENAI Ceará, instituição que integra a Federação das Indústrias do Estado do Ceará, (FIEC). É motivo de orgulho para os professores que estão instruindo e estimulando as ideias dos estudantes. “O mundo SENAI está propiciando essa usina de projetos que estão sendo apresentados depois de muito trabalho e estudo, algo que desde já vale muito a pena. Ao todo, trinta projetos vão ser apresentados nas seis unidades do Ceará e os três melhores serão desenvolvidos pelo Departamento Regional”, disse o professor do Curso de Eletrotécnica, Hélder Freire.

Embora, o Mundo SENAI tenha sido concluído, sua missão vai perdurar e ser um convite para que todos os estudantes possam participar de forma ativa da produção de um equipamento através de bases tecnológicas. Um objetivo que já foi alcançado, segundo o Gestor da Unidade da Barra do Ceará, Sales Brandão. “O evento é a oportunidade para que o SENAI Ceará possa apresentar para a sociedade o seu aporte tecnológico na realização dos cursos profissionalizantes”, concluiu.

Com informações do site: globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário