segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Entrevista de emprego: dicas de sucesso para o candidato


 


Foto: Reprodução

O convite para uma entrevista de emprego pode ser uma grande oportunidade para o candidato, por isso, é importante apresentar os seus pontos fortes e direcionar os seus pontos fracos.

Entrevista de emprego: dicas de sucesso para o candidato
A entrevista de emprego é uma exploração da apresentação do seu currículo, por isso, quanto mais assertivo e direcionado o seu comportamento, maiores são suas chances de obter sucesso no processo seletivo.

Exemplifique seus pontos fortes
É importante levar para a entrevista de emprego situações que exemplifiquem seus resultados obtidos em empregos anteriores. Dessa maneira, estará destacando organicamente suas habilidades e competências.

Por exemplo, é possível destacar que possui facilidade para lidar com metas, bem como é possível informar que já realizou ações motivacionais, treinamentos e outras ações dentro da gestão de pessoas. Ou ainda, é possível informar para a empresa que possui uma elevada capacidade analítica, dentre outros pontos que sejam relevantes para a análise do seu perfil profissional.

Seja resolutivo quanto aos seus pontos fracos

Ao falar sobre uma situação que requer melhorias, é aconselhável que apresente uma solução. Dessa forma, estará demonstrando resiliência e senso de urgência. Por exemplo, ao se colocar com uma pessoa tímida, é relevante destacar que deseja realizar algum curso que melhore a sua comunicação, como um curso de teatro.

Adote uma postura assertiva e participativa
Além dos apontamentos relevantes quanto a sua narrativa, o seu comportamento também deve ser direcionado. Lembre-se que comportamento do candidato transmite uma importante mensagem para a empresa durante o processo de recrutamento e seleção.

Por isso, é aconselhável que não cruze os braços e pernas, evite gastos excessivos durante a elaboração de sua narrativa e mantenha contato visual com o profissional que estiver conduzindo o processo de recrutamento e seleção.

Tire suas dúvidas e avalie os valores envolvidos
É muito importante para o candidato ser assertivo e objetivo nas suas respostas para não perder o foco durante a entrevista de emprego. Além disso, é viável fazer uso do espaço cedido ao final do processo para tirar suas dúvidas. Dessa forma, poderá avaliar os valores envolvidos, considerando que a análise sobre a compatibilidade das vagas é cabível a todos os envolvidos.

Portanto, é importante que faça adaptações dos apontamentos citados para que não fique aquém do seu potencial durante a entrevista de emprego, aproveitando a oportunidade de apresentar a sua carreira e de alcançar seus objetivos profissionais em longo prazo.

Com informações do site: noticiasconcursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário