quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Se você trabalhou em 2021, veja quando será liberado o PIS/Pasep


Foto: Reprodução

O abono salarial PIS/Pasep é liberado aos trabalhadores com carteira assinada que recebem até dois salários-mínimos. O benefício era pago anualmente até sofrer um atrasado que mudou toda a ordem do calendário de repasse. Dessa forma, quem trabalhou em 2021, e deveria receber em 2022, ainda não teve acesso ao dinheiro.
Apesar de as regras para o novo lote de pagamentos ainda não terem sido anunciadas, acredita-se que sejam adotadas as mesmas condições do procedimento anterior. A respeito do próximo cronograma, a expectativa é de que ele seja liberado logo nos primeiros meses de 2023. Saiba mais a seguir!

Para receber o abono salarial no ano que vem, o trabalhador precisará cumprir com as seguintes condições:

Ter realizado atividade remunerada para Pessoa Jurídica por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base da apuração;
Ter inscrição no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos em 2021;
Ter recebido em média até dois salários mínimos por mês em 2021;
Também é preciso que a empresa tenha enviado corretamente os dados dos trabalhadores na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Qual será o valor do abono 2023?
Por enquanto, ainda não foi definido o valor do abono salarial para o ano seguinte. Mas existe uma razão para isso: o benefício é calculado conforme ao salário mínimo vigente. Em 2022, o valor foi estabelecido em R$ 1.212. Já para 2023, será preciso aguardar a correção do piso nacional pelo governo.

O cálculo para saber o quanto cada pessoa vai receber de PIS/Pasep é simples. Basta multiplicar a quantidade de meses trabalhados no ano de apuração (neste caso 2021) pelo valor mínimo pago no benefício. No geral, cada mês equivale 1/12 do salário vigente.

Como consultar o PIS/Pasep?

Os trabalhadores podem consultar o benefício por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou a Central Alô Trabalho no número 158. Outra alternativa é recorrer ao atendimento do banco responsável pelos pagamentos.

Trabalhadores de empresas privadas com direito ao PIS podem acessar o aplicativo Caixa Trabalhador ou ligar para o 0800 726 0207. No caso de servidores públicos com acesso ao Pasep, o atendimento pode ser feito pelo site do Banco do Brasil ou pelos números 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas), 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos).

 
Com informações do site: expressodosertao

Nenhum comentário:

Postar um comentário