segunda-feira, 28 de novembro de 2022

IPVA 2023: Tenha o desconto de até 50% se cumprir ESSA regra


 


Foto: Reprodução
Todos os anos, os brasileiros que têm seus próprios carros devem pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O imposto, assim como o IPTU imposto sobre imóveis, acaba afetando os bolsos dos brasileiros, que muitas vezes buscam alternativas para se isentar de cobrança.
Dependendo do Estado, grandes descontos são oferecidos, enquanto em outros casos há uma isenção completa do imposto. Saiba mais abaixo sobre como esses descontos funcionam para quem possui um carro associado ao seu nome. Confira mais abaixo!



Quem pode obter ipva com até 50% de desconto?



Os motoristas residentes no estado de São Paulo podem desfrutar de até 50% de desconto no IPVA. A regra se aplica aos proprietários de veículos elétricos ou híbridos. O objetivo é, além de facilitar o pagamento, incentivar as pessoas que querem comprar carros que não precisam de combustíveis fósseis para operar.



Além de reduzir metade do valor, o governo estadual também concedeu desconto de até 9% em IPVA para quem pagou à vista no primeiro mês do ano. Agora, confira abaixo a isenção fiscal esperada para alguns veículos no próximo ano.
IPVA grátis em 2023



O pagamento do IPVA é obrigatório para todos os brasileiros, mas existem algumas exceções que garantem isenção fiscal, no chamado IPVA gratuito. O principal fator que concede acesso a esse bônus inclui o ano de fabricação do veículo.



De acordo com as informações emitidas, os veículos fabricados 10 e 30 anos antes do pagamento dos impostos são isentos, dependendo das regras determinadas pelo Departamento de Trânsito (Detran) de cada estado.





Neste caso, o IPVA é isento de acordo com o ano de fabricação do carro da seguinte forma:



Veículos com 10 anos ou mais: isenção nos estados de Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima;
Veículos com idade igual ou superior a 15 anos: isenção nos estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Barra, Pába, Piaoui e Rio de Janeiro;
Veículos com população de 18 anos ou mais: isenção no estado de Mato Grosso;
Veículos com idade igual ou maior de 20 anos: isenção nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre e Rio Grande do Sul;
Veículos com idade igual ou maior de 23 anos: Alagoas;
Veículos com 30 anos ou mais: Santa Catarina.

No caso dos estados de Pernambuco e Minas Gerais, o IPVA é gradualmente reduzido. Portanto, quanto mais velho o carro, menos impostos o proprietário pagará. Lembre-se que não pagar imposto pode gerar uma série de dores de cabeça para o motorista, podendo até causar a apreensão da mercadoria.


Com informações do site: redebrasilnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário