domingo, 27 de novembro de 2022

INSS: Alguns aposentados não receberão 13º salário em dezembro. Conheça os critérios


 
Foto: Reprodução
Os últimos meses do ano são os mais esperados pelos trabalhadores com carteira assinada e pelos aposentados e pensionistas do INSS. É que essas categorias têm direito ao 13º salário. Porém, neste ano, a regra será diferente para alguns segurados do órgão previdenciário. Entenda quem vai receber o abono e quais são os critérios para 2022.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) garante aos seus aposentados e pensionistas o abono especial de Natal, mais conhecido como 13º salário. Diferente da regra de pagamento para os trabalhadores de carteira assinada, que recebem o valor em duas parcelas, os segurados da autarquia são pagos em parcela única entre novembro e dezembro.

A particularidade deste ano foi um adiantamento do décimo terceiro para os cadastrados no INSS. O órgão previdenciário, juntamente com o Governo Federal, decidiu antecipar o pagamento do abono aos segurados. A justificativa dada foi o fomento da economia diante dos efeitos da crise econômica iniciada após a pandemia de Covid-19.

Portanto, entre abril e junho de 2022, cerca de 30,5 milhões de aposentados e pensionistas receberam o 13º salário da autarquia antecipadamente. Como o abono é pago pelo INSS em parcela única, esses segurados não terão o adicional no final deste ano, pois já foram beneficiados com o pagamento.
Quem recebe o 13º salário do INSS?
Todos que se tornaram aposentados ou pensionistas do órgão a partir de maio não tiveram direito ao adiantamento do abono no primeiro semestre. Então, no mesmo depósito do pagamento referente ao mês de novembro, os segurados que se cadastraram no INSS a partir de maio de 2022 receberão o 13º salário.

Entretanto, o cálculo do benefício será diferente para esse grupo. Por não terem recebido o seguro durante os 12 meses do ano, os aposentados e pensionistas cadastrados no INSS a partir de maio serão pagos com um valor proporcional à quantidade de meses em que foram beneficiados com o seguro em 2022.

Para saber exatamente quanto vai receber de 13º salário do órgão da previdência, preencha abaixo a calculadora do FDR com o valor da sua aposentadoria ou pensão e há quantos meses é um segurado do INSS.
Quando será depositado o 13º salário do INSS?
A ordem do pagamento de novembro e do abono especial de Natal foi definida pelo dígito final do número previdenciário, considerando apenas o que vem antes do traço. Os primeiros depósitos do Instituto Nacional do Seguro Social são para aqueles que recebem até um salário mínimo, valor que corresponde a R$ 1.212. Em seguida, são pagos os seguros maiores que um salário mínimo.

Calendário de pagamento do 13º do INSS para quem recebe até um salário mínimo
Benefício com final 1 – 24 de novembro;
Benefício com final 2 – 25 de novembro;
Benefício com final 3 – 28 de novembro;
Benefício com final 4 – 29 de novembro;
Benefício com final 5 – 30 de novembro;
Benefício com final 6 – 1 de dezembro;
Benefício com final 7 – 2 de dezembro;
Benefício com final 8 – 5 de dezembro;
Benefício com final 9 – 6 de dezembro;
Benefício com final 0 – 7 de dezembro.
Calendário de pagamento do 13º do INSS para quem recebe mais que um salário mínimo
Benefício com final 1 e 6 – 1 de dezembro;
Benefício com final 2 e 7 – 2 de dezembro;
Benefício com final 3 e 8 – 5 de dezembro;
Benefício com final 4 e 9 – 6 de dezembro;
Benefício com final 5 e 0 – 7 de dezembro.

Onde receber o 13º salário do INSS
Como será pago junto com a parcela de novembro, o segurado do INSS pode retirar o seu 13º salário da mesma forma que faz com o pagamento mensal. Portando o cartão previdenciário e um documento de identificação oficial com foto, é possível fazer o saque em qualquer agência da Caixa, nas salas de autoatendimento da Caixa Econômica Federal ou em uma Unidade Lotérica.



Com informações do site: fdr.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário