terça-feira, 29 de novembro de 2022

Caixa Tem: conheça as funcionalidades e aprenda a resolver problemas


 
Foto: Reprodução
Beneficiários de programas sociais ou mesmo pessoas que estão apenas buscando por uma opção de conta digital já devem ter ouvido falar do aplicativo Caixa Tem. Ainda assim, pairam dúvidas sobre as funcionalidades e modo de utilizar o aplicativo.
O aplicativo foi criado em abril de 2020, durante a pandemia de Covid-19. Seu objetivo fundamental era distribuir os benefícios do Auxílio Emergencial, que ficou conhecido como “Coronavoucher”, e do Saque Emergencial do FGTS.

Atualmente, o aplicativo tem mais de 100 milhões de downloads no Google Play, plataforma que possibilita aos usuários do Android baixarem o serviço de conta digital. Na Apple Store, apenas o número de avaliações é de 2,1 milhões.
Como funciona o Caixa Tem
Antes de tudo, é importante destacar que o Caixa Tem não funciona exatamente como o Internet Banking dos bancos tradicionais ou mesmo o app de Fintechs. Na verdade, ele é uma forma de acessar os pagamentos de benefícios sociais.
Funciona assim: quando uma pessoa é beneficiária de algum programa social, como o Auxílio Emergencial, o Auxílio Brasil ou o Saque Emergencial do FGTS, é aberta uma conta Poupança Social Digital Caixa. Por meio dela, serão feitos os depósitos referentes ao benefício.
Como uma forma de permitir que os beneficiários tenham acesso a esses valores de forma simplificada, o Caixa Tem funciona como uma espécie de “carteira digital”. Seguindo o calendário do benefício em questão, ele é depositado na conta.

Além disso, caso o usuário faça uma atualização do cadastro no Caixa Tem, ele também passa a contar com uma Poupança Caixa, onde pode manter o dinheiro rendendo sem pagar nada.

Benefícios sociais no Caixa Tem
Como foi explicado, o Caixa Tem é um aplicativo em que a principal finalidade é o depósito de benefícios depositados na Poupança Social Digital. Abaixo, você vai conhecer quais são os principais deles e como a movimentação ocorre.
Mas vale lembrar: o Caixa Tem não é a única forma de acessar os benefícios. Existem possibilidades presenciais, como caixas automáticos e casas lotéricas, a depender do benefício.
Auxílio Brasil
Quando uma pessoa tem direito ao Auxílio Brasil, automaticamente uma Poupança Social Digital é criada. Com o download do aplicativo Caixa Tem, a pessoa é capaz de movimentar o valor em todas as funcionalidades disponíveis.

Vale lembrar que a conta sempre é aberta em nome do responsável pela família indicado no momento do cadastro no programa.

Auxílio Gás
Como ocorre com o Auxílio Brasil, o depósito do Auxílio Gás, que busca amenizar o custo do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) na conta das famílias, também é feito por meio da Poupança Social Digital. A utilização do valor também pode ser feita por meio do Caixa Tem.

Abono Salarial
O benefício dos trabalhadores cadastrados no PIS/PASEP tem a Caixa como agente pagador. Apesar do aplicativo Caixa Tem não ser a única opção, caso o beneficiário não possua uma conta tradicional do banco, automaticamente uma Poupança Digital Social será aberta, podendo ser acessado por meio do Caixa Tem.

Consignado do Auxílio Brasil
Para conseguir um empréstimo consignado baseado nos depósitos do Auxílio Brasil, uma das possibilidades é o aplicativo Caixa Tem. Por meio dele, é possível fazer a simulação e contratação do valor.

Antecipação do Saque-Aniversário
Essa é uma modalidade de empréstimo, que consiste na antecipação de até três saques do FGTS. Por meio do aplicativo Caixa Tem, é possível fazer o pedido de crédito, desde que as informações cadastrais estejam atualizadas.

Quais são as funcionalidades do Caixa Tem
Apesar de não possuir todas as funcionalidades de outros aplicativos bancários, o Caixa Tem possui funções bastante interessantes e completas. A interface do programa é bastante intuitiva, e todas essas funções podem ser acessadas já na tela inicial.

Vale lembrar que é necessário fazer uma atualização cadastral para utilizar a maioria das funções. Confira, a seguir, alguns dos principais recursos disponíveis no Caixa Tem:

Depósito de benefícios sociais;
Consulta de saldo;
Consulta de extrato;
Espelho do Pis;
Recarga de cartão de transporte;
Empréstimos;
Contratação de cartão de crédito;
Pix;
Recarga de celular;
Pagamento na Lotérica sem cartão;
Cartão de débito virtual;
Saque sem cartão em Lotéricas;
Transferências bancárias;
Pagamento de contas de água e luz.
Como resolver problemas com o aplicativo Caixa Tem
Apesar de ser um aplicativo bem amigável, mesmo para quem não tem tanto costume em utilizar esse tipo de serviço, é possível que algumas dúvidas surjam durante a utilização do Caixa Tem.

Nas linhas a seguir, você tem uma ideia sobre as principais questões e como resolvê-las.

Atualização cadastral
Na página inicial do aplicativo Caixa Tem, rolando a tela, será possível encontrar a opção “Atualização Cadastral”.

Com um RG ou uma CNH em mãos, clique na opção e comece o processo. Ele consiste basicamente em duas fotos: a primeira é do documento; já a segunda, é uma selfie de si mesmo segurando esse mesmo documento.

Recuperação de senha
Este é um processo bastante simples e rápido. Caso tenha esquecido a sua senha, você deve entrar no aplicativo do Caixa Tem e preencher a aba login. Em seguida, aparecerá a tela para inserir a senha.

Logo abaixo do quadro destinado ao preenchimento da senha é possível encontrar o texto “Esqueceu sua senha? Recuperar Senha”. Clique no link e, em seguida, acesse o e-mail, por onde chegarão as instruções para a mudança de senha.

Após concluir o processo, já é possível entrar no aplicativo do Caixa Tem novamente.

Como atualizar o aplicativo
Esse processo pode ser diferente para celulares que utilizam o sistema operacional Android ou o iOS.

No caso de pessoas que utilizam o Android, o caminho para atualizar o aplicativo é entrar na Play Store e clicar no ícone da sua conta, em algum dos cantos superiores da tela inicial.

Vão aparecer algumas opções em um menu. Clique em “Gerenciar apps e dispositivos” e, na sequência, “Atualizações disponíveis”. Caso o aplicativo do Caixa Tem não esteja atualizado, ele aparecerá nessa área. Então, é só apertar o botão “Atualizar”.

Já para os usuários de iPhone, o processo manual de atualização começa acessando a App Store. No aplicativo, toque no ícone da sua conta, também no topo da tela. Ao rolar a tela para baixo, você vai encontrar as “Atualizações disponíveis”.

Caso o aplicativo do Caixa Tem esteja entre elas, é só clicar no botão “Atualizar” na mesma caixa com a descrição do aplicativo.

Em ambos os casos, também é possível atualizar todos os aplicativos com a opção “Atualizar tudo”.

Com informações do site: seucreditodigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário