quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Aposentados do INSS: cota única do 13° começa a ser paga dia 24; veja quem recebe o pagamento


 
Foto: Reprodução
Começa nesta quinta-feira, dia 24, o calendário de pagamentos do 13º salário do INSS. Além dos trabalhadores com carteira assinada, o abono natalino também é pago aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Na realidade, o 13º salário do INSS de 2022 foi antecipado nos meses de abril a junho. A medida foi adotada durante a pandemia da Covid-19 e mantida pelo Governo Federal nos anos subsequentes como uma forma de amparar este público diante das limitações em acumular benefícios.  

Na etapa atual de pagamento do 13º salário INSS, serão contemplados os segurados que não tiveram a oportunidade de antecipar o abono natalino. Na prática, o grupo atendido neste mês de novembro é composto pelos aposentados e pensionistas incluídos na folha de pagamento da Previdência Social em maio de 2022.

De acordo com o instituto, o 13º salário do INSS será depositado junto com o pagamento do mês de novembro em cota única. Os valores serão proporcionais aos meses em que o segurado começou a receber a aposentadoria, pensão por morte ou outro benefício previdenciário.
Como consultar

Até o momento, o INSS informou que cerca de 36 milhões de segurados vão receber o 13º salário em novembro. 

Todavia, em caso de dúvidas, é possível fazer uma consulta através do portal ou aplicativo meu INSS. Para isso, basta acessar o menu “Emitir extrato de pagamento do benefício”. 

Quem tem direito ao 13º salário 

O 13º salário do INSS tem como alvo aposentados, pensionistas e demais segurados que receberam algum tipo de benefício previdenciário a partir do mês de maio. A exceção fica por conta dos cidadãos contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Renda Mensal Vitalícia (RMV).

Calendário de pagamento do 13º salário

O calendário de pagamento do 13º salário do INSS divide-se em dois grupos. Os primeiros depósitos serão feitos para os segurados que recebem até um salário mínimo, R$ 1.212. 

Do dia 1º de dezembro em diante, o abono natalino é liberado para quem recebe acima do piso nacional. Confira calendário completo.

Aposentados que recebem até um salário mínimo

Final 1 – 24 de novembro (quinta-feira);

Final 2 – 25 de novembro (sexta-feira);

Final 3 – 28 de novembro (segunda-feira);

Final 4 – 29 de novembro (terça-feira);

Final 5 – 30 de novembro (quarta-feira);

Final 6 – 1 de dezembro (quinta-feira);

Final 7 – 2 de dezembro (sexta-feira);

Final 8 – 5 de dezembro (segunda-feira);

Final 9 – 6 de dezembro (terça-feira);

Final 0 – 7 de dezembro (quarta-feira).

Aposentados que recebem acima de um salário-mínimo

Finais 1 e 6 – 1 de dezembro (quinta-feira);

Finais 2 e 7 – 2 de dezembro (sexta-feira);

Finais 3 e 8 – 5 dezembro (segunda-feira);

Finais 4 e 9 – 6 de dezembro (terça-feira);

Finais 5 e 0 – 7 de dezembro (quarta-feira).

Com informações do site: expressodosertao

Nenhum comentário:

Postar um comentário