quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Saque ESPECÍFICO do FGTS já pode ser solicitado; descubra quem tem direito


 


Foto: Reprodução
Saque ESPECÍFICO do FGTS já pode ser solicitado; descubra quem tem direito

Naturalmente, quando o trabalhador é demitido, ele pode usar todo o dinheiro do FGTS. Trata-se do saque-rescisão, talvez, a modalidade mais conhecida do fundo. Neste ano, o Governo Federal criou outra possibilidade, o Saque Extraordinário do FGTS. Embora não foi obrigatório, muitas pessoas o utilizaram. 

O Saque Extraordinário do FGTS permitiu que os trabalhadores resgatassem até R$ 1.000,00 de seus fundos. A medida serviu para impulsionar a economia, injetando mais dinheiro na mão das pessoas, de acordo com o Governo Federal. Por fim, a verdade é que existem muitas modalidades de saque.

Uma das mais conhecidas é a do saque-aniversário. Os trabalhadores podem resgatar parte de seu FGTS uma vez por ano, no mês de seu nascimento. Dessa forma, quem faz aniversário em outubro já pode solicitar o saque. Veja como fazer isso, lendo esta matéria. 

Antes de mais nada, é necessário explicar como funciona o saque de aniversário do FGTS. Quem opta por essa modalidade, pode resgatar o dinheiro de forma anual. O valor que pode ser sacado depende de quanto existe no fundo. Ou seja, quanto mais dinheiro no fundo, maior o limite que poderá ser resgatado pelo trabalhador. Naturalmente, ao optar pelo saque-aniversário, a pessoa não poderá resgatar todo o dinheiro de seu fundo, em casos de demissão.  

O prazo para aderir ao saque de aniversário do FGTS é o até o último dia do mês de nascimento do trabalhador. Caso contrário, só poderá fazê-lo no ano seguinte. Então, por exemplo, se uma pessoa nasceu em outubro e optou pela modalidade saque-rescisão, mas quer mudar, precisa fazer a solicitação até o dia 31. Se não, só poderá resgatar o dinheiro no ano seguinte. 

Como solicitar o saque-aniversário
Dito isso, para fazer a solicitação do saque-aniversário, não é necessário ir até uma agência. Na realidade o processo é bem simples e pode ser feito de forma 100% virtual. Para isso, basta acessar a plataforma do FGTS, no site da Caixa: https://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/Paginas/default.aspx. Após preencher o login, é necessário clicar na opção ‘Meu FGTS’ e em seguida, ‘Saque-Aniversário’. 

Depois disso, vão aparecer os termos e condições do FGTS. Caso a pessoa esteja de acordo, é só clicar na opção para aderir ao saque. Assim, o valor vai ficar disponível para saque durante três meses. Caso o dinheiro não seja movimentado nesse período, o montante volta para o fundo. 


Com informações do site: Pronatec

Nenhum comentário:

Postar um comentário