segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Salário mínimo em 2023: Governo toma decisão para reduzir pagamento esperado


 


Foto: Reprodução

A baixa previsão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) divulgado pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia levou a uma redução no valor esperado do salário mínimo para o próximo ano. A mudança mantém o valor abaixo de R$ 1.300 por mês.

Utilizando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor como base corretiva para o salário mínimo, caiu quase 1% em sua previsão para este ano. A estimativa que até 16 de setembro era de 7,41% atualizada para 6,54%. 

Redução no INPC afeta salário mínimo e benefícios do INSS 

Essa mudança nas expectativas acaba custando no bolso quem recebe o salário mínimo e também para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Afinal, a redução percentual do indicador afeta diretamente os reajustes dos valores repassados à população brasileira. 

Com a taxa atualizada, o salário mínimo para 2023 ficará em torno de 1.292 reais, perdendo cerca de 10 reais de quando a previsão do índice ainda era de 7,41%. Faltando pouco mais de três meses para o fim do ano, é possível que essa taxa passe por mais mudanças dependendo principalmente do movimento da inflação até o final deste ano. 

O valor real final será revelado até o final do ano e significará mudanças na vida das 56,7 milhões de pessoas que têm como referência no Brasil. Destes, 24,2 milhões são beneficiários do Instituto Nacional de Estudos Estratégicos, que recebem o recurso como aposentadoria e, muitas vezes, como renda única. 

Salário mínimo sem aumento real

Se a previsão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor For mantida, e o salário mínimo já permanecer em 1292 reais, este será o quarto ano em que o reajuste não ultrapassa a inflação. Isso significa que o poder aquisitivo daqueles que recebem esse valor não cresce, apesar dos números elevados.

Clique aqui e clique no botão "Continuar" para que você possa ser o primeiro a receber as últimas informações sobre o assunto no seu celular!

A partir de 2020, o governo mudou a política de aumento do salário mínimo de acordo com as taxas de inflação. Durante o governo da presidente Dilma Rousseff, o salário mínimo recebeu um reajuste que levou a um aumento real. Não só os números foram considerados, mas também o valor necessário para manter o poder aquisitivo da população foi valorizado. 

Com informações do site: Rede Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário