terça-feira, 27 de setembro de 2022

Próximas parcelas do Auxílio Brasil serão ANTECIPADAS? Confira as datas!


 


Foto: Reprodução
O Ministério da Cidadania anunciou mais uma mudança nos repasses das próximas parcelas do Auxílio Brasil! O programa, que nos últimos meses já passou por uma série de modificações, trará novidades. E, de novo, é algo positivo. Isso porque parte dos beneficiários poderão ter acesso ao dinheiro de forma antecipada em Setembro. Quer saber quando você irá receber? Então, veja a seguir!

A PEC dos Benefícios, aprovada pelo Congresso Nacional, elevou o valor dos pagamentos a R$ 600 mensais, medida que tem validade até Dezembro. A partir de Janeiro, a previsão é que benefício volte aos R$ 400 originais. Ademais, em agosto, primeiro mês em que o acréscimo foi pago, o Governo Federal antecipou o calendário de liberou o benefício mais cedo.

Próximas parcelas do Auxílio Brasil
A intenção do Governo Federal era repetir a antecipação em setembro, assim como aconteceu em Agosto. Contudo, isso não foi possível. E, por conta disso, o cronograma original, que prevê os pagamentos nos 10 últimos das úteis do mês, se manteve.

Agora, a pasta anunciou que apenas alguns grupos poderão sacar o Auxílio Brasil de forma antecipada. Mas, a medida não prevê tantos dias de adiantamento como foi em Agosto. Em suma, todas as famílias que estão com os pagamentos programados para segunda-feira serão autorizadas a movimentar o dinheiro no sábado anterior.

Dessa forma, os aprovados com Número de Identificação Social (NIS) com final 1 e 6 poderão receber o dinheiro mais cedo neste mês. Além disso, nenhuma outra mudança está confirmada para as parcelas dos meses de Outubro, Novembro e Dezembro.

A saber, cerca de 20,65 milhões de famílias estão aptas a receber o Auxílio Brasil nos próximos dias. Como de costume, o calendário segue a ordem do final do NIS dos beneficiários. Sendo assim, confira os próximos pagamentos a seguir:

22 de Setembro – NIS final 4;
23 de Setembro NIS final 5;
26 de Setembro NIS final 6 – (liberação em 24/09);
27 de Setembro NIS final 7;
28 de Setembro NIS final 8;
29 de Setembro NIS final 9;
30 de Setembro NIS final 0.
Lembrando que os repasses deste mês de Setembro começaram no último dia 19 (mas já liberados no dia 17). Na ocasião, receberam os beneficiários com NIS final 1.

Os mais de 20 milhões de beneficiários do Auxílio Brasil aguardam ansiosamente pela liberação do empréstimo consignado destinado ao programa social. De acordo com o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, a expectativa é de que a modalidade de crédito esteja disponível ainda neste mês de Setembro. Contudo, estamos chegando ao fim deste mês e nenhum parecer foi dado.

Ademais, o Governo Federal segue em discussão quanto às últimas regras relacionadas ao crédito consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil. E, por isso, a medida deve começar apenas em Outubro. A demora acontece na tentativa de amenizar possíveis taxas de juros mais altas para os beneficiários do programa. Assim, o Governo tenta resolver a questão limitando a taxa de juros que poderá ser aplicada na modalidade.

Saiba o que pode bloquear os pagamentos
Antecipadamente, o fator principal que leva ao bloqueio de um benefício, é o cadastro do cidadão estar desatualizado no sistema do CadÚnico (bityli.com/yqxNTwoS). Isso porque, é através desse cadastro que o Governo Federal consegue visualizar o banco de dados dos beneficiários. Ou seja, essa é a principal fonte de informação sobre um possível beneficiário.

Assim sendo, uma vez que os dados estejam desatualizados, o Governo pode entender que o cidadão não está mais apto para receber o benefício. Além disso, também pode ocorrer bloqueio em casos de inconsistência de dados. Isto é, quando os dados do indivíduo não provém de comprovação. Por fim, caso o sistema do Governo identifique alguma ação fraudulenta, o benefício também será imediatamente suspenso.

O QUE fazer em caso de benefício bloqueado
Por fim, muitas pessoas que passam por problemas no cadastro ficam sem saber o que podem fazer.

Ou seja, em caso de bloqueio ou cancelamento do Auxílio Brasil, o que fazer?

O primeiro passo é fazer a consulta do Cadastro Único para conferir se as informações estão atualizadas. Para isso é só fazer o seguinte:

Acesse o site do CadÚnico: https://cadunico.dataprev.gov.br/;
Agora clique na opção ‘Consulta por CPF’;
Adicione o número e data de nascimento;
Pronto! Agora clique em ‘Consultar’ para verificar todos os detalhes.
Agora, se você está com pendências no CadÚnico, você deve procurar o CRAS mais próximo. Tenha em mãos documentos como CPF, RG e comprovante de residência.

Finalmente, é só solicitar todos os detalhes sobre a sua situação cadastral e fazer a atualização no posto do CRAS. Qualquer dúvida, ligue para 121.


Com informações do site: Pronatec

Nenhum comentário:

Postar um comentário