sexta-feira, 23 de setembro de 2022

NOTÍCIAS DO AUXÍLIO BRASIL: ANTECIPAÇÃO DO CALENDÁRIO E EMPRÉSTIMO CONSIGNADO


 


Foto: Reprodução
Desde que a possibilidade do Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil se tornau pública em março com o anúncio do governo, a expectativa em torno dele por parte dos beneficiários do programa só aumenta.

Além do consignado, outro assunto em alta é sobre a antecipação da folha de pagamento para os próximos meses, uma vez que agosto as famílias receberam o adiantamento, mas tiveram que passar 40 dias para voltar a receber o benefício. 

Nesta matéria, explicamos todas as atualizações sobre os dois tópicos, confira:

Quem tem direito ao Consignado do Auxílio Brasil?

Toda e qualquer família que esteja regularmente cadastrada no Cadastro Único (CadÚnico) e corresponda às regras básicas para que as tornem elegíveis ao recebimento dos benefícios do Auxílio Brasil, têm direito a solicitar a linha de crédito.

A única ressalva é apenas a atualização dos dados cadastrais no CadÚnico que precisam estar em dia casa haja alguma mudança ou o próprio aplicativo informe que é necessário atualizar.

A não atualização dentro do período colocado pelo governo irá acarretar no bloqueio da família no benefício, impossibilitando assim a contratação do empréstimo consignado, uma vez que o pagamento do mesmo será debitado automaticamente da folha do programa.

Data de liberação do Empréstimo do Auxílio Brasil

Ainda não há uma data específica para a liberação do consignado. O governo, que vem trabalhando para liberação do crédito aos beneficiários do programa, anunciou ainda em agosto, que a liberação deveria acontecer entre a última semana do mês e as primeiras semanas de setembro. 

No entanto, o que houve foi apenas a publicação no Diário Oficial da União (DOU) de uma  regulamentação em que revela alguns detalhes da operação, entretanto, o texto publicado não mencionava.

Por que o empréstimo do Auxilio Brasil ainda não saiu?
Ainda há um entrave na liberação do consignado devido há uma discussão entre os ministérios da Cidadania e Economia, em relação a taxa média de juros que terá como base no empréstimo.

As duas pastas discutem sobre estipular um teto mínimo, que obrigue os bancos e financeiras a contratar o crédito de acordo com esta taxa média ou façam exercer o princípio do livre comércio, deixando que os próprios bancos estipulem suas respectivas taxas, o que pode levar mais altas que o mercado trabalha e consequentemente, abusivas.

Bancos que já confirmaram o consignado
PicPay 
Agibank 
Caixa 
Banco Pan

Bancos que ainda estão avaliando operar o consignado 
Banco do Brasil
Bancos que não vou operar com consignado
Itaú 
Nubank 
Santander 
Bradesco 
Banco Inter 
C6Bank 
BMG 
Sicoob
Bancos que voltaram atrás no consignado 
Banco Safra
Até o momento, o Banco Safra, que já estava realizando pré-cadastro, foi a única financeira que optou por voltar atrás com a linha de crédito para beneficiários do Auxílio Brasil.

Em comunicado foi feito através de uma publicação em seu site oficial, na qual cita uma ação judicial que faz questionamento à validade da norma que autorizou o consignado, o  Safra informou que decidiu que vai aguardar até que a medida esteja devidamente regulamentada.

Calendário do Auxílio Brasil Setembro 
Final do NIS 1 – 19 de setembro (liberado no sábado 17/09);
Final do NIS 2 – recebem os benefícios em 20 de setembro;
Final do NIS 3 – 21 de setembro;
Final do NIS 4 – 22 de setembro;
Final do NIS 5 – recebem o Auxílio Brasil em 23 de setembro;
Final do NIS 6 – 26 de setembro (liberado no sábado 24/09);
Final do NIS 7 – 27 de setembro;
Final do NIS 8 – 28 de setembro;
Final do NIS 9 – terão os valores liberados em 29 de setembro;
Final do NIS 0 – 30 de setembro.
Antecipação do Calendário de Outubro
Em entrevista realizada na manhã desta segunda (19) à TV Brasil, o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, confirmou a possibilidade do governo antecipar o calendário de pagamento do Auxílio Brasil no mês de outubro.

Ainda não há a confirmação oficial da medida, porém, segundo o ministro, a ideia da antecipação é uma questão na qual o governo busca melhorar o seu processo, para otimizar o pagamento antecipado sempre que possível.


Com informações do site: Canal Consulta Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário