
Foto: Reprodução
Seguem abertas as inscrições o Concurso do INSS. Para muitos, esse é um dos Concursos Públicos mais aguardados do Brasil. Assim, a seleção do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá selecionar 1.000 candidato para o cargo de Técnico do Seguro Social. O melhor de tudo é que as chances são todas de nível MÉDIO de escolaridade. Quer saber mais sobre? Então, acompanhe a matéria.
O salário é de R$ 5.905,79 e as vagas, por sua vez, são distribuídas por 97 gerências regionais pelo país. A convocação dos aprovados acontecerá de acordo com a classificação, para trabalhar nas Agências da Previdência Social espalhadas pelo Brasil. Isso significa que a lotação acontecerá em qualquer agência pertencente à gerência executiva do INSS à qual optou por concorrer.
Distribuição das vagas
Talvez esse seja um dos maiores certames atuais do Brasil. Isso porque o Edital prevê ainda a quantidade máxima de 3.373 aprovados que poderão ser chamados conforme a necessidade do órgão. Ademais, do total de 1.000 vagas previstas no edital, 5% são para pessoas com deficiência (90); e 20% a pessoas negras (202).
A saber, o Estado do Rio de Janeiro (RJ) possui o maior número de vagas (191) entre todas as unidades da Federação. Em seguida, temos São Paulo/SP (138) e Minas Gerais/MG (122). Ainda, caso queira ver a relação completa de agências no país por gerência executiva, acesse: https://bityli.com/BYYghEE.
Agora que você já sabe um pouco sobre as vagas, deve estar se perguntando: e as inscrições? Pois bem, elas seguem abertas e podem ser feitas até 3 de outubro pelo site da Banca Organizadora, o Cebraspe, em https://bityli.com/FaulxVT. A inscrição não é gratuita e taxa, por sua vez, é de R$ 85.
Contudo, poderão pedir isenção total do valor da taxa de inscrição os candidatos com cadastro atualizado no Cadastro Único (CadÚnico). Além deles, pessoas que sejam doadores de medula óssea reconhecidos pelo Ministério da Saúde também conseguem isenção.
Por fim, as condições e os procedimentos de inscrição nesses casos estão especificados no Edital, presente na página do Cebraspe, no tópico 6.4.8. E, o prazo de inscrição para esse grupo é igual ao de quem tem condições de pagar a taxa.
Sobre a seleção
Em suma, o concurso terá provas objetivas e curso de formação. As provas objetivas terão duração de 3h30 e serão feitas em 27 de Novembro nas cidades das 97 gerências regionais descritas no Edital.
O INSS está autorizado a reduzir o prazo entre o lançamento do edital e a prova objetiva do certame. O prazo, portanto, está reduzido em 02 meses. Ou seja, os candidatos terão um período menor para se preparar para o teste após tomarem conhecimento do conteúdo programático.
O curso de formação terá a carga horária de até 180 horas presenciais, em tempo integral, com atividades que poderão ser desenvolvidas em turnos diurno e noturno. O candidato matriculado receberá auxílio financeiro que corresponde a 50% do salário do cargo.
Por fim, o curso de formação acontecerá nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PE), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
Veja mais: Brasil reúne mais de 170 concursos públicos com inscrições ABERTAS; vagas em TODOS os níveis
Com informações do site:Pronatec
Nenhum comentário:
Postar um comentário