quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Eleições 2022: Precisa de e-Título? Veja quais documentos são necessários para votar


 


Foto: Reprodução
Às vésperas do dia 2 de outubro, cerca de 30 milhões de eleitores no Brasil e exterior já ativaram o aplicativo e-Título, a via digital do Título de Eleitor. Somente em 2022, foram 13 milhões de ativações, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, ainda paira uma dúvida no ar: é preciso estar com e-titulo em mãos para votar?


O Título de Eleitor não é obrigatório no dia da eleição. O documento digital é importante para consultar o local de votação – a zona e a seção eleitoral. Porém, o que o eleitor precisa ter consigo no local é apenas um documento oficial com foto, podendo ser:


carteira de identidade;
passaporte;
carteira de categoria profissional;
certificado de reservista;
carteira de trabalho;
carteira nacional de habilitação.
Qual a data das Eleições 2022?


O primeiro turno das eleições será realizado no dia 2 de outubro, um domingo. Já o segundo turno – caso necessário – será disputado no dia 30 de outubro, também um domingo.


Veja a ordem de escolha na urna eletrônica nas Eleições 2022


Deputado federal (quatro dígitos)
Deputado estadual (cinco dígitos)
Senador (três dígitos)
Governador (dois dígitos)
Presidente da República (dois dígitos)
O e-Título substitui o documento em papel e pode ser utilizado como identificação, desde que atualizado e com foto. O download do aplicativo pode ser feito via celular ou tablet, nos sistemas Android e iOS, e pode ser baixado na App Store e na Google Play.

Veja o passo a passo para consultar seu local de votação no aplicativo

No e-Título, acesse o menu principal;
Clique em “Onde Votar”;
Uma nova tela se abrirá com os dados sobre a seção, zona e endereço.
Além disso, um mapa será mostrado ao fundo, basta clicar sobre o ícone azul que uma rota até o local será oferecida para facilitar a chegada da eleitora e eleitor ao local de votação.

Quem optar por conferir os dados na versão digital deve fazer isso com antecedência, pois no dia 2 de outubro, quando ocorre o primeiro turno das eleições, a emissão do e-Título estará suspensa e só voltará a ser liberada a partir de segunda-feira (3).



Com informações do site: Expresso do Sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário