
Foto: Reprodução
Jovens de baixa renda podem obter meia-entrada em eventos e viajar de maneira gratuita através da carteirinha do ID Jovem.
Jovens de baixa renda podem obter meia-entrada em eventos e viajar de maneira gratuita através da carteirinha do ID Jovem. O documento é devido a brasileiros de 15 a 29 anos que estejam inscritos no Cadastro Único. Além disso, pode ser emitido rapidamente a partir de site ou aplicativo.
O que é o ID Jovem?
A Identidade Jovem, ou apenas ID Jovem, se trata de um documento destinado a jovens de baixa renda de todo o país. Ele possibilita o acesso a benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos. Bem como, a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. Esses direitos estão previstos no Decreto 8.537/2015 .
Dessa forma, por meio do ID Jovem, milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos têm maior acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude. O documento tem validade de 180 dias após a emissão e pode ser renovado por aplicativo.
Quem tem direito?
Podem solicitar a carteirinha do ID Jovem, os cidadãos entre 15 e 29 anos de idade que estejam inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Além disso, é necessário fazer parte de família com renda de até dois salários mínimos por mês. Nota-se também, que o jovem não precisa ter matrícula em instituição de ensino para acessar esse benefício.
Quais são os benefícios?
Como visto, o ID Jovem garante a meia-entrada em eventos e vagas gratuitas em transporte. Confira:
Meia-entrada: com o ID Jovem o cidadão garante pagamento de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos.
Transporte: para quem tem ID Jovem são reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros.
O que é preciso para emitir o documento?
Os jovens que atendem aos requisitos para ter o documento, precisam ter a inscrição do CadÚnico atualizada e o número de Identificação Social (NIS) em mãos.
Para se cadastrar no CadÚnico, a família pode ir até uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município em questão. É preciso que uma pessoa da família deve participar da entrevista para o cadastro. Bem como, apresentar documentos pessoais de todos os integrantes.
Como fazer a carteirinha do ID jovem?
Então, para emitir a carteirinha, o cidadão deverá acessar o aplicativo ID Jovem 2.0 ou ainda o site do benefício. O processo é rápido, e não é preciso sair de casa para concluir. Veja o passo a passo para as duas plataformas.
Emitir carteirinha pelo site
Ao acessar o site do ID Jovem, o cidadão deve clicar no botão escrito “Emitir ID Jovem” na parte superior da página.
Em seguida, a orientação é informar nos campos correspondentes o número do NIS, nome completo, nome da mãe e data de nascimento. Ao finalizar, se deve clicar em “Gerar ID Jovem”. O site chama atenção para a necessidade de preencher esses dados da mesma forma que estão cadastrados no CadÚnico.
Com informações do site: DCI
Nenhum comentário:
Postar um comentário