
Foto: Reprodução
Trabalhadores já estão aguardando PIS/Pasep de 2021. Valores estarão maiores?
Durante este ano, diversos trabalhadores acabaram ficando muito confusos com os pagamentos do PIS/Pasep. Isso porque a quantia que deveria ser depositada este ano não foi disponibilizada.
Já, as quantias dos anos anteriores que ainda não haviam sido oferecidas para os trabalhadores, ficaram disponíveis durante este ano. Todas essas modificações deixaram o trabalhador sem saber o que receberá em 2023.
Abono PIS/Pasep 2023
Muita gente pode não conhecer o que é o PIS/Pasep e como ele funciona. a realidade é que essa modalidade de pagamento é um direito de todas as pessoas que possuem carteira assinada e estão de acordo com os requisitos do programa.
Dessa maneira, anualmente o Governo Federal realiza um pagamento de acordo com os meses trabalhados no ano anterior. Essa quantia ficou conhecida como PIS/Pasep, que significa Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
Assim, para poder conseguir valores nesse modelo de pagamento, os interessados devem cumprir quatro regras. A primeira delas é estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos no ano-base. Por exemplo, para receber as quantias referentes ao ano passado, a data válida para contar os anos de inscrição é 2021.
Poderão receber as pessoas que passaram pelo menos 30 dias trabalhando durante o ano-base, sem a necessidade de ser consecutivo. É necessário que esse serviço tenha sido remunerado por uma Pessoa Física.
Durante esse tempo, o trabalhador não poderá ter recebido valores mensais que ultrapasse a quantia de até dois salários mínimos.
Por fim, é necessário que as informações deste serviço estejam corretamente cadastradas na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Vale comentar que esse serviço é obrigação do empregador.
Valores disponíveis
Uma dúvida que muitas pessoas têm é em relação aos valores disponíveis para o pagamento do PIS/Pasep. A quantia disponível é de um salário mínimo vigente no ano do repasse. Por exemplo, o depósito realizado este ano foi de R$ 1.212.
Mas, é importante citar que nem todas as pessoas conseguem receber essa quantia. Isso porque o valor é equivalente a 12 meses de serviço. Assim, se a pessoa trabalhou apenas seis meses, receberá a metade do salário mínimo vigente.
Pagamentos de 2023
Durante este ano muitas pessoas acabaram ficando com dúvida sobre esta modalidade de recebimento. Isso porque foram disponibilizados os pagamentos do ano de 2019 e de 2020. Isso porque durante a pandemia essas quantias foram suspensas por conta da situação financeira do país durante o momento catastrófico.
Assim, este ano esses valores estão disponibilizados para os interessados e que cumprem os requisitos de recebimento. Até o mês de dezembro é possível solicitar o pagamento.
Entretanto, aqueles que trabalharam durante o ano de 2021 estão aguardando o momento de participar da distribuição dos valores do programa. Porém, o governo decidiu que será melhor deixar esse momento para o próximo ano, considerando que o orçamento atual não está em sua melhor época.
Por esse motivo, a previsão é de que o processo seja realizado em 2023, porém, ainda não foi disponibilizado o ano para isso. Vale lembrar que por sofrer atraso, no momento do pagamento o valor válido será o do salário mínimo de 2023.
Com informações do site: Pronatec
Nenhum comentário:
Postar um comentário