segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Como funciona os DESCONTOS na conta de luz? Descubra quem tem direito


 


Foto: Reprodução
Bônus será concedido a quem cumprir alguns requisitos. Confira!
A partir deste mês, consumidores que cumprirem um requisito imposto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) poderão receber bônus mas contas de luz do ano que vem. A medida surgiu após a crise hídrica 91 anos atrás, fazendo parte do Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica.
Quer saber como funciona o programa e quem tem direito de participar? Então continue nos acompanhando logo abaixo para conferir todas as informações que separamos especialmente para você!

Economizar energia elétrica vai impactar em bônus na conta de luz no ano que vem
Economizar energia elétrica vai impactar em bônus na conta de luz no ano que vem 
Quem tem direito aos descontos na conta de luz?
A princípio, podem participar da iniciativa os consumidores do grupo B (baixa tensão) e do grupo A (alta tensão), que equivalem às classes de consumo industrial, residencial, comércio, rural, serviços e serviço público, além das residências que se beneficiam da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).

Em contrapartida, não têm direito de participar aqueles que possuem um sistema de geração distribuída (tanto geradores quanto beneficiários), consumidores livres e especiais e quem não possui histórico de consumo que permita a aferição da redução, como pessoas que acabaram de mudar de residência, por exemplo.

Como funcionará o bônus?
Em suma, para ter acesso ao bônus é necessário que o consumidor resuma o gasto de energia elétrica entre 20 a 10%, nos meses de setembro a dezembro de 2022. Não é necessário realizar nenhum cadastro para participar, pois a averiguação será feita pela própria distribuidora de energia elétrica. O consumidor apenas terá que se atentar aos gastos, mesmo.

Entretanto, é bom salientar que isso não significa que quanto maior a redução, maior também será o desconto nas contas de luz. A partir disso, caso a meta de redução seja atingida, será aplicado um bônus de R$ 0,50 a cada quilowatt-hora (kWh) de energia economizada entre setembro e dezembro, comparados ao mesmo período do ano passado.

Caso o consumidor vá receber o desconto, ele receberá um aviso logo na primeira conta de luz que chegar em sua residência após a apuração do consumo referente aos meses propostos. Ainda, de acordo com a ANEEL, cabe às distribuidoras de energia elétrica avisarem aos consumidores qual a meta de redução e quais foram as apurações parciais da redução, sempre de forma objetiva e clara.

Com informações do site: Pronatec

Nenhum comentário:

Postar um comentário