terça-feira, 13 de setembro de 2022

CadÚnico: conheça o prazo limite para atualizar seus dados e evitar o bloqueio do Auxílio Brasil


 


Foto: Reprodução

Termina no próximo mês o prazo para atualização do Cadastro Único (CadÚnico). O procedimento é obrigatório para beneficiários de programas sociais, como Auxílio Brasil, vale-gás e Tarifa Social de Energia Elétrica (TASEE).

As famílias que recebem ou desejam receber os benefícios dever atualizar seus dados a cada dois anos, ou sempre que houver uma mudança importante. Por conta da pandemia, os prazos foram estendidos, e agora é a vez daqueles que estão com cadastro desatualizado desde 2016 ou 2017.

Onde atualizar o CadÚnico?

O prazo para revisão cadastral vai até o dia 14 de outubro, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios. A lista completa de endereços pode ser encontrada no site https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/.

Para verificar se a família está na lista das que precisam realizar o procedimento, o cidadão pode acessar o aplicativo do Cadastro Único, disponível para Android e iOS. Os beneficiários do Auxílio Brasil também recebem mensagens no extrato de pagamento.

Para evitar o cancelamento do Auxílio Brasil e da Tarifa Social de Energia Elétrica, quem não revisou os dados durante o período da pandemia pode comparecer ao CRAS até dezembro deste ano.

Documentos necessários

Ao se dirigir ao CRAS ou posto do Cadastro Único, o responsável familiar deve apresentar seu CPF e Título de Eleitor. Indígenas e quilombolas podem apresentar qualquer documento de identificação.

Também é necessário mostrar um documento de cada integrante do lar, sendo aceitas as seguintes opções: CPF; Certidão de Nascimento; ou Certidão de Casamento; ou Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI); ou Carteira de Identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social; ou Título de Eleitor.

O cidadão que não regularizar sua situação pode ser excluído do Cadastro Único a partir de julho de 2023. A exclusão gera a suspensão e posterior cancelamento de benefícios sociais.


Com informações do site: editalconcursosbrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário