segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Brasileiros já podem tirar carteira de motorista sem pagar nada?


 


Foto: Reprodução

A carteira de motorista é um documento bem importante, pois é apenas com ela que você está “habilitado” ou não a dirigir um carro, uma moto ou outro tipo de veículo. O problema é que o processo para obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está cada vez mais caro e inacessível para muita gente. Em alguns casos, tirar a licença para dirigir moto ou carro pode chegar a até R$ 4 mil. Mas será que existe uma forma de não pagar nada por isso? É o que veremos a seguir.

CNH Social: veja como tirar a carteira de motorista de graça!
Logo de início, você deve saber que, sim, existem situações em que uma pessoa pode tirar a habilitação de forma gratuita. Isso é possível através do programa CNH Social, criado em 2011. E como ele funciona? Basicamente, a ideia é garantir o acesso à primeira habilitação para pessoas em situação de vulnerabilidade social e financeira.

O programa atende pessoas inscritas no Cadastro Único do governo, além de pessoas negras, indígenas, trans, idosas, vítimas de violência e egressas do sistema socioeducativo. Porém, para poder participar do CNH Social, é preciso ainda se enquadrar em alguns requisitos. São eles:

Idade mínima de 18 anos;
Saber ler e escrever;
Ser aluno da rede pública de ensino (no caso de vagas da modalidade estudantil);
Estar desempregado há mais de 12 meses;
Possuir renda familiar mensal de até dois salários mínimos;
Ser beneficiário de algum programa social do governo, além do CNH Social.
Importante dizer que os requisitos podem variar de acordo com a região do país. Então, é preciso se informar a respeito nos órgãos da sua cidade. Além disso, os estados abrem as inscrições para o programa CNH Social em datas diferentes, portanto fique de olho no site do Detran ou vá até o órgão e informe-se!


Com informações do site: seucreditodigital

Um comentário: