terça-feira, 13 de setembro de 2022

Auxílio Brasil: empréstimo consignado finalmente tem data de liberação? Confira as últimas notícias


 


Foto: Reprodução

Está prevista para este mês de setembro a liberação do empréstimo consignado do Auxílio Brasil, modalidade de crédito sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro e que permitirá que os beneficiários do programa peguem dinheiro emprestado e tenham as parcelas descontadas diretamente do pagamento do benefício.

Com a proximidade da liberação do empréstimo, muitas pessoas vêm buscando novidades sobre o crédito consignado do Auxílio Brasil. Confira abaixo as últimas notícias.

Saiba tudo sobre o empréstimo do Auxílio Brasil

O que é crédito consignado?

O crédito consignado é um tipo de empréstimo em que o beneficiário tem o valor das parcelas cobrado direto na folha de pagamento. O desconto é feito diretamente no salário ou na aposentadoria. Sendo assim, ele é direcionado para servidores públicos, para os trabalhadores de carteira assinada, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Quem pode fazer crédito consignado?

Além das famílias que recebem o Auxílio Brasil e aquelas que já tinham acesso ao crédito consignado (trabalhadores com carteira assinada, servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS), os cidadãos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também terão acesso ao crédito consignado.

Em que banco contratar o empréstimo do Auxílio Brasil?

A linha de crédito consignado do Auxílio Brasil poderá ser solicitada por meio de qualquer banco ou instituição financeira – e não somente pela Caixa Econômica Federal, como acontece com a modalidade destinada a quem é MEI (microempreendedor individual) ou trabalhador informal.
Em uma coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, o Ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, disse que o governo federal já tem quase 17 instituições financeiras homologadas e aptas à concessão do empréstimo do Auxílio Brasil.

Quando o empréstimo do Auxílio Brasil será liberado?

Faltam poucos dias para começar a ser liberado o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, que foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro no início de agosto e agora depende somente da regulamentação por parte do Ministério da Cidadania.
Mesmo ainda não tendo sido oficialmente autorizado, o empréstimo do Auxílio Brasil já vem sendo oferecido por alguns bancos. O processo, porém, trata-se apenas de uma antecipação da coleta de dados. O crédito só poderá ser liberado após a regulamentação por parte do governo federal.

Qual valor do empréstimo do Auxílio Brasil?

A Medida Provisória que criou o empréstimo do Auxílio Brasil também ampliou a margem do crédito consignado, indo de 35% para 40%.  O governo determinou que 5% da nova margem do consignado poderá destinar-se a saque e pagamento de valores devidos de despesas do cartão de crédito. Já o restante (35%) é para empréstimo pessoal. Ou seja, os beneficiários do Auxílio Brasil poderão comprometer até 35% da renda do benefício com o crédito consignado.

Quais os riscos de contratar o empréstimo do Auxílio Brasil?

Os beneficiários do Auxílio Brasil que estão interessados em solicitar o empréstimo consignado precisam ficar atentos aos juros cobrados, que podem ser até três vezes maiores que outros consignados do mercado, como os de aposentados ou funcionários públicos.
O economista e professor de Mercado Financeiro da Universidade de Brasília César Bergo alerta para que as pessoas fiquem atentas ao assédio das instituições financeiras e para não cair em golpes, e ressalta a importância da educação financeira, principalmente para esse público de renda mais baixa. “É importante esse alerta para que as pessoas possam agir de maneira racional e não emocional [na aquisição de empréstimos]”, disse, em entrevista à Rádio Nacional.
“Muitas vezes, elas não têm noção do que é juros, do que é empréstimo”, explicou. “De repente ela assume uma dívida, depois o que ela recebe para poder se manter já é pouco e fica menor ainda. Porque o objetivo maior dessa ajuda [Auxílio Brasil] é [beneficiar as] pessoas que, muitas vezes, estão totalmente fora do mercado de trabalho e não têm outra renda”, acrescenta.

Qual banco oferece menos juros no empréstimo do Auxílio Brasil?

As taxas de juros já anunciadas por alguns dos bancos geraram repercussão. Isto porque elas podem oscilar entre 79% e 98% ao ano. A Caixa Econômica Federal, entretanto, se comprometeu a oferecer as menores taxas do mercado.
De acordo com Daniella Marques, presidente do banco, o percentual de juros do empréstimo consignado do Auxílio Brasil ainda não foi definido pela Caixa. “Não está definido [o percentual], existe uma governança interna do banco, existe um processo de balanceamento de crédito e definição de taxas, mas o que eu posso dizer é que existe o compromisso da Caixa de que seja feito na menor taxa possível e que a gente praticará a menor taxa do mercado, respeitando os comitês e a governança do banco”, afirmou ela.

 

Com informações do site: noticiasdemogi

Nenhum comentário:

Postar um comentário