sexta-feira, 8 de julho de 2022

Governo de SP abre inscrições para 20 mil vagas em cursos online gratuitos de qualificação profissional


 
Foto: Reprodução

O Governo de SP anunciou a abertura de milhares de cursos gratuitos de qualificação profissional para as mais diversas áreas de estudo.
O Governo de SP anunciou nesta quinta-feira (26), através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a abertura de 20 mil novas vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional em seu programa Novotec Virtual. Ao total são oito opções de cursos nos setores de gestão, tecnologia da informação e idiomas. Todos os cursos são online e gratuitos, os cursos são divididos nas seguintes categorias: Banco de Dados, Desenvolvimento Web, Desenvolvedor Mobile Espanhol Básico, Gestão Administrativa, Finanças na Empresa, Lógica de Programação e Planejamento Empresarial.

Todos os detalhes sobre os cursos online gratuitos
Separamos algumas informações sobre os principais cursos online gratuitos de qualificação profissional abertos:

BANCO DE DADOS
Este curso tem como objetivo proporcionar conhecimentos para que o aluno se habilite em projetar, implementar e construir banco de dados, assim como aplicar a linguagem SQL e demonstrar proatividade e iniciativa no desenvolvimento dessas atividades.

DESENVOLVEDOR MOBILE
Neste curso o aluno aprenderá a utilizar as ferramentas essenciais do Android Studio para fazer sua iniciação no mundo do desenvolvimento mobile.

DESENVOLVIMENTO WEB
Este curso disponibiliza conhecimento em ferramentas e linguagens que ajudarão no desenvolvimento de páginas com todas as funcionalidades das mais básicas às mais avançadas.

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
Este curso visa ensinar sobre ferramentas para entender a base de construção de um software. Serão ministradas regras e conceitos estruturados em passos que permitirão que o candidato adentre no mundo da programação e desenvolvimento de sistema independente da linguagem que será utilizada futuramente.

É importante destacar que as aulas têm duração de 80 horas e serão ministradas por meio da plataforma da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Poderão participar dos cursos online gratuitos de qualificação profissional jovens de 14 a 24 anos que tenham ensino fundamental completo.

Como se inscrever nos cursos online gratuitos?
De acordo com o governo de SP, o Novotec Virtual tem como meta expandir as competências e impulsionar a aprendizagem. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Zeina Latif, disponibilizar cursos gratuitos que impulsionam a carreira dos jovens do estado é uma missão que o estado tem cumprido, expandindo as competências dos estudantes e atendendo às necessidades do mercado de trabalho.

As inscrições para os cursos gratuitos de qualificação profissional do Governo de SP devem ser feitas através do site do programa.

A convocação dos jovens acontecerá através do e-mail. Após a efetivação da matrícula o aluno deve cumprir a carga horária total do curso de qualificação profissional em até três meses para poder receber o certificado.

Aplicativo Novotec
Para ajudar na escolha das carreiras, o aplicativo Seu Futuro Novotec auxilia estudantes sobre as suas carreiras digitais através de um quiz vocacional. Além disso, é possível obter informações sobre o mercado de trabalho, descobrir o que é preciso aprender em cada profissão, acessar relatos de especialistas do setor de tecnologia e também onde iniciar seus estudos, tudo isso de forma totalmente grátis.

O aplicativo é indicado para jovens que tenham idade a partir de 14 anos. Além do Novotec Virtual, também há o Novotec Expresso, que disponibiliza cursos de qualificação profissional com certificação garantida.

O Novotec Integrado onde os alunos fazem o técnico integrado às aulas e disciplinas do ensino médio no mesmo período em que estuda.

E por fim, o Novotec Móvel, onde os cursos vão até os alunos. Há oportunidades de qualificação profissional com 80 a 100 horas em unidades móveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário