sexta-feira, 15 de julho de 2022

Entrega do novo cartão do Auxílio Brasil vai acontecer a partir de julho; veja como solicitar


 


Foto: Reprodução

O desejo do Governo Federal neste momento é entregar os novos cartões do Auxílio Brasil na primeira semana do mês de julho. Inicialmente a proposta era realizar a entrega ainda em junho, porém, todo o processo atrasou mais uma vez. De toda forma, agora a indicação dentro do Palácio do Planalto é de que “de julho não passa”.

De acordo com informações divulgadas pelo jornalista Fábio Zanini, do jornal Folha de São Paulo, o Governo Federal pretende entregar os dispositivos com uma espécie de chip. Nesse sentido, o item teria a função de permitir que os usuários pudessem usar o objeto também como um cartão de débito, ao contrário do que acontecia até aqui.

Antigo Cartão do Bolsa Família

O cartão do antigo Bolsa Família permite apenas a movimentação simples do dinheiro do benefício nos caixas eletrônicos. O novo dispositivo poderia permitir que os usuários usassem o saldo também para fazer compras em qualquer estabelecimento comercial. De toda forma, o Governo ainda não cravou uma data para a entrega.

Ainda conforme as informações da Folha de São Paulo, o Palácio do Planalto indica que a Caixa Econômica Federal será o banco responsável pela entrega dos dispositivos. Nesse sentido, a instituição já teria produzido comerciais de televisão para anunciar a entrega dos novos cartões em julho. Contudo, as peças publicitárias ainda não foram oficialmente ao ar.

O Governo Federal chegou a prometer a entrega dos cartões novos ainda no início deste ano. Parte dos usuários do Auxílio Brasil recebeu uma carta oficial informando que os dispositivos seriam entregues em, no máximo, 20 dias. Todavia, a promessa não foi cumprida e as pessoas ficaram sem o dispositivo.

Movimentação não exige cartão do Auxílio

É importante lembrar que a simples movimentação do dinheiro do Auxílio Brasil não exige o uso de um cartão. Dessa forma, mesmo as pessoas que não receberam nenhum dispositivo, ainda podem usar a quantia do benefício social normalmente.

Como? Basta realizar o download do app do Caixa Tem. O programa está disponível para celulares com sistemas Android e iOS. Não é necessário pagar nenhuma taxa. É possível movimentar a quantia do benefício pela aplicação.

O Ministério da Cidadania diz ainda que também é possível realizar saques usando o Caixa Tem. Para isso, é necessário gerar uma numeração no app e usar a mesma sequência no caixa eletrônico. Assim, o cidadão poderá receber o dinheiro em espécie.

Parlamentares fazem pressão

Diante do fato de que os usuários do Auxílio Brasil podem movimentar o saldo mesmo sem cartão, parlamentares fazem pressão para que o Governo Federal não gaste dinheiro público na confecção de novos dispositivos.

Ao menos dois grupos de deputados e senadores já enviaram requerimentos para o Tribunal de Contas da União (TCU). Eles pedem que o Governo Federal seja impedido de gastar dinheiro com a produção de novos cartões este ano.

Entre outros pontos, eles argumentam que o Planalto poderia estar usando o artifício apenas para apagar o nome do antigo Bolsa Família. Este é mais ligado ao ex-presidente Lula (PT). O Governo Federal nega a acusação.

Com informações do site: noticiasconcursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário