quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Lucro do FGTS volta a ser pago aos trabalhadores este ano


 


Foto: Reprodução

A distribuição do lucro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é uma ação adotada pelo Governo Federal desde 2017 em prol dos trabalhadores. A ação em questão permite aos trabalhadores receberem um dinheiro a mais em suas contas do Fundo de Garantia, como uma espécie de juros e correção monetária.

Dinheiro do FGTS
É importante que os trabalhadores saibam que enquanto os mesmos não realizam o resgate do FGTS, o Governo utiliza os valores depositados nas contas da Caixa Econômica Federal para financiar projetos públicos como obras para habitação, infraestrutura e saneamento básico.

Logo, os valores investidos pelo governo acabam gerando lucro, assim, para que os trabalhadores possam participar desse lucro, tendo em vista que a fonte do dinheiro é o saldo do cidadão, o governo aplica uma correção monetária no saldo dos trabalhadores, para que eles possam ganhar sua parte.

Quem tem direito ao lucro do FGTS
Todo trabalhador que exerce atividade de carteira assinada e possui saldo nas contas vinculadas ao Fundo de Garantia até o dia 31 de dezembro do ano anterior tem direito ao dinheiro distribuído pela correção monetária.

Assim, todo trabalhador que tinha saldo nas contas do FGTS no dia 31 de dezembro de 2021 vão receber o lucro este ano, mesmo se ao decorrer deste ano venham realizar o saque do Fundo de Garantia, tendo em vista que a correção é referente ao saldo do ano passado.

Qual valor vou receber de lucro do FGTS este ano
O valor que será repassado ao trabalhador é calculado de maneira individual, proporcional ao dinheiro que o trabalhador tinha em conta no dia 31 de dezembro. Assim, quem tinha mais saldo vai receber mais.

A distribuição do lucro usa como base o saldo do trabalhador na data da simulação. O valor ficará sujeito a novos depósitos mensais, que serão feitos pelo empregador até a data do saque, e à correção de 3% mais Taxa Referencial (TR) ao ano.

No entanto, o valor exato a ser liberado este ano ainda não foi definido, isso porque cabe ao Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CCFGTS) determinar qual será a porcentagem do lucro que será destinado aos trabalhadores, o que costuma ocorrer próximo ao mês de agosto.

Quando o lucro do FGTS vai ser pago em 2022
O lucro do FGTS será pago aos trabalhadores neste ano no mês de agosto, isso porque a Lei nº 13.446 de 25 de maio de 2017, Lei esta que regulamenta a distribuição do dinheiro aos trabalhadores estabelece que os pagamentos devam ocorrer até o mês de agosto, onde o CCGTS determina os pagamentos entre o dia 1º a 31 de agosto.

Por fim, vale lembrar que o lucro do FGTS só pode ser sacado nas regras tradicionais do programa, sendo elas nos casos de demissão sem justa causa, saque-aniversário, compra de imóvel, aposentadoria, doença, dentre outras. Veja aqui para conhecer quais situações liberam o Fundo de Garantia em 2022.

Com informações do site: JornalContábil