sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Hérnia de disco dá direito a aposentadoria por invalidez?


 
Foto: Reprodução

Conseguir a aposentadoria por invalidez não é tão simples. Já que é preciso ter uma doença que conste na lista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e também ter várias etapas de comprovação da incapacidade permanente. Mas, será que hérnia de disco está na lista de doenças?

O INSS tem vários requisitos para garantir o pagamento da aposentadoria por invalidez. Afinal de contas se trata de um pagamento permanente e, por tal razão, os segurados precisam passar pelas perícias médicas que comprovem a incapacidade a longo prazo.

Hérnia de disco
Mas, a dúvida de muitos é saber se as pessoas que têm hérnia de disco têm direito à aposentadoria por invalidez. Nesse caso, a doença provoca fortes dores nas costas e altera até mesmo a sensibilidade de várias partes do corpo.

Em casos em que o desgaste é muito severo, os trabalhadores podem ficar incapacitados de continuarem com as atividades. Mas, é preciso ver se essa incapacidade é temporária ou permanente.

Se for temporária, o trabalhador tem direito ao auxílio-doença. A hérnia de disco e as demais doenças que afetam a coluna são as principais causas de afastamento do trabalho. Assim, em casos temporários, o auxílio-doença começa a contar depois do 15º dia em que o trabalhador está sem condições de exercer as atividades.


Mas, para isso, é necessário comprovar a incapacidade por meio de exames e laudos médicos. Além de passar também por uma perícia do INSS, que pode demorar por conta da longa fila de espera.

Já a aposentadoria por invalidez considera a incapacidade permanente. Seja durante a atividade remunerada ou em qualquer outra situação que provoque essa incapacidade, o trabalhador pode fazer a solicitação do auxílio. No caso da hérnia de disco, a doença está na lista das que são permitidas pelo INSS como causas para aposentadoria por invalidez.

Com informações do site: editalconcursosbrasil