sábado, 8 de janeiro de 2022

Fies: Governo libera renegociação de dívida com descontos e parcelamento


 

Foto: Reprodução
O Fies é o programa que foi criado em 1999, pelo governo Fernando Henrique, pelo qual o Governo Federal paga as mensalidades de estudantes de graduação em instituições privadas de ensino superior enquanto eles cursam a faculdade. Por se tratar de um financiamento, o estudante precisa quitar a dívida posteriormente.

a Medida Provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro sobre o Fies já entrou em vigor, mas terá de ser aprovada em 2022 por deputados e senadores para que não perca a validade.

A MP permite a liberação de descontos de até 92% nos juros e multas, troca ou oferta de garantias e o parcelamento dos débitos, com possibilidade de parcelamento em até 150 meses (12 anos). Serão beneficiados estudantes que formalizaram a contratação do Fies até o segundo semestre de 2017.

Como serão os descontos no Fies?

Veja abaixo as tabelas de concessão de descontos no Fies divulgadas pelo Governo Federal:


Em transmissão nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o saldo devedor do Fies é de R$ 106 bilhões, dos quais R$ 31 bilhões são de contratos com atraso superior a um ano nas parcelas, dívida que envolve cerca de 900 mil pessoas.

O governo informou também que a renegociação prevista pela MP será realizada por meio dos canais de atendimento dos agentes financeiros que trabalham com o Fies.

Com informações do site: SEU CRÉDITO DIGITAL