quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Concursos podem oferecer vagas com salários de até R$ 27.300


 

Foto: Reprodução
A realização de concursos andou parado, em alguns casos por falta de verba que impendia a abertura de vagas para cargos públicos. Outro fator foi a covid-19, que exigia normas de segurança contra a doença.

Como há um déficit elevado de vagas em diversos órgãos públicos do Brasil, 2022 deverá ser o ano dos concursos. Devendo acontecer certames para as carreiras da polícia e do judiciário.

Também serão abertas 300 vagas para advogados e procuradores para atuarem na AGU (Advocacia-Geral da União), com um salário que poderá chegar a R$ 27.300,00.

Para este ano também serão abertas vagas para a área de Segurança, para o novo cargo de policial penal com carreira reestruturada em vários estados do país nos últimos dois anos.

Muitos concurseiros (como são chamadas as pessoas que fazem todos os tipos de concurso) perderam o ritmo com a paralisação na realização de concursos. Foram vários adiamentos e suspensões que acabaram afetando o desempenho dessas pessoas.

Porém, é bom que você fique atento, porque esses concursos não deverão ser todos liberados de uma só vez, mas sim de forma gradual. Quem queria fazer algum tipo de concurso em 2021, teve que esperar por 2022 para ter o direito de almejar alguma vaga no setor público.

Um dos setores públicos que há muito tempo não realiza um concurso e deverá convocar a abertura de vagas é o Senado Federal. Também o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e vários tribunais, entre eles o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e a Justiça Federal, devem programar concursos para este ano.

Você que é concurseiro de plantão e deseja se inscrever para um cargo público, deve se fixar em qual deseja prestar concurso, para se dedicar aos estudos.

Veja as carreiras que poderão abrir concurso em 2022

Policiais: PC SP, PC MT, PC BA

Fiscais: Receita Federal, SEFAZ CE, SEFAZ AM, SEFAZ BA

Controle: Secont ES

Tribunais: TJ MG, TRF3, TRE SP

Administrativos: INSS, IBGE, EPE, ANM, Ministério da Economia (pss), Embasa

Carreiras Jurídicas: TRF1, Juiz SC, Juiz PE, MP PE, MP SE, MP AC, MP PA, MP RR, MP MA, MPF, DPE CE

Legislativos: Senado Federal, Câmara dos Deputados

Com informações do site: Jornal Contábil