sábado, 8 de janeiro de 2022

Auxílio-Gás 2022: Governo paga 1ª parcela em janeiro; veja todas as datas


 

Foto: Reprodução
Será pago a partir do dia 18 de janeiro a primeira parcela do Auxílio Gás do Governo Federal. O novo benefício criado pelo governo busca auxiliar a população de baixa renda na compra do botijão de gás GLP de 13Kg após as altas frequentes do preço do gás que acumulou alta de 35% em 2021.

O pagamento do Auxílio Gás aos brasileiros foi instituído pelo presidente Jair Bolsonaro em novembro e para 2022 terá orçamento de R$ 1,9 bilhão. Bolsonaro anunciou a ajuda para a compra do botijão de gás àqueles inscritos no CadÚnico.

O Ministério da Cidadania começou a pagar na segunda-feira de 27 de dezembro o Auxílio Gás para o público elegível. No entanto, somente 108.368 famílias receberam a primeira parcela até agora. Este grupo foi formado por pessoas residentes em 100 municípios em estado de calamidade por conta das chuvas nos estados da Bahia e de Minas Gerais.

Valor do Vale Gás e como será pago

O vale-gás do Governo Federal será variável e em janeiro tem valor fixado em R$ 52, correspondente a 50% da média do preço do botijão de 13kg de gás liquefeito de petróleo (GLP) apontado pela ANP. Ele será pago sempre a cada dois meses. Ou seja, se o preço do gás subir, o vale-gás também terá acréscimo de valor, até atingir 50% do valor do preço médio do botijão.
 
As famílias irão receber o vale-gás por meio do aplicativo do Auxílio Brasil e do Caixa Tem. Os depósitos ocorrerão na conta do programa social.

Calendário do Auxílio Gás

As demais 5.471.632 famílias elegíveis ao Auxílio Gás – além das 108 mil que já receberam em dezembro – receberão o vale a partir do dia 18 de janeiro de 2021, seguindo o calendário regular de pagamentos do Auxílio Brasil.

Assim, o crédito em conta poupança social no Caixa Tem será feito conforme o final do NIS – Número de Identificação Social do beneficiário. Veja o calendário do Auxílio Gás para janeiro:

18 de janeiro (terça-feira) – depósito para beneficiários com NIS final 1;
19 de janeiro (quarta-feira) – depósito para beneficiários com NIS final 2;
20 de janeiro (quinta-feira) – depósito para beneficiários com NIS final 3;
21 de janeiro (sexta-feira) – depósito para beneficiários com NIS final 4;
24 de janeiro (segunda-feira) – depósito para beneficiários com NIS final 5;
25 de janeiro (terça-feira) – depósito para beneficiários com NIS final 6;
26 de janeiro (quarta-feira) – depósito para beneficiários com NIS final 7;
27 de janeiro (quinta-feira) – depósito para beneficiários com NIS final 8;
28 de janeiro (sexta-feira) – depósito para beneficiários com NIS final 9;
31 de janeiro (segunda-feira) – depósito para beneficiários com NIS final 0;

A consulta de quem vai receber poderá ser feita por meio do aplicativo do Auxílio Brasil.

No primeiro pagamento, cerca de 5,53 milhões de famílias serão atendidas, menos da metade daqueles que recebem o Auxílio Brasil.

Com informações do site: Ache Concursos