sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Aposentados e pensionistas receberão o 13º salário do INSS antecipado?


 
Foto: Reprodução

Aposentados, pensionistas e demais segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberam, nos últimos dois anos, o pagamento antecipado do 13º salário. O motivo está relacionado à pandemia, que afetou duramente a situação dos beneficiários da Previdência.

Para este ano, muitos segurados estão em dúvida se haverá mais uma vez o pagamento adiantado do abono extra. E a resposta para essa pergunta é não!

A razão para isso acontecer é que, sem uma nova onda da pandemia declarada até o momento, o governo optou em manter os repasses do 13º salário do INSS para o segundo semestre de 2022, assim como acontecia anteriormente.

Antecipação ocorreu em 2020 e 2021

Em 2020, o 13º salário foi antecipado por causa da primeira onda da pandemia da Covid-19. Na ocasião, os pagamentos das duas parcelas foram realizados entre os meses de abril e junho daquele ano.

Já no ano passado, em 2022, o 13º de aposentados e pensionistas também foi acelerado em razão de uma nova onda do coronavírus. Por sua vez, os pagamentos das duas parcelas aconteceram entre os meses de maio e julho.

13º salário do INSS 2022 tem calendário de pagamento divulgado

Os segurados do INSS com direito ao 13º salário podem se organizar desde agora para o pagamento das parcelas referentes ao benefício.


O governo federal definiu as datas de pagamento da primeira e segunda parcela do benefício deste ano, que vão ocorrer entre os meses de agosto e setembro. Confira as datas a seguir:

Para quem ganha um salário mínimo:



Para quem ganha mais de um salário:



Lembrando que os pagamentos do 13º salário serão feitos em dias úteis para evitar qualquer problema em relação à data de recebimento. Se o intervalo de dias tiver um feriado, o pagamento acontece no próximo dia útil.


Com informações do site: editalconcursosbrasil