terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Receita paga R$ 450 milhões em restituições de lote residual do IR


 
Foto: Reprodução

Nesta terça, 30, a Receita Federal iniciou os pagamentos das restituições do lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de novembro de 2021. O lote inclui ainda as restituições residuais de exercícios anteriores. Saiba mais. 

No total, serão contemplados 260.412 contribuintes neste lote residual do IRPF. Um montante de R$450 milhões será distribuido. O valor restituído será depositado na conta bancária que cada contribuinte informou em sua declaração do IR.

Como consultar se estou incluído no lote

Os contribuintes podem consultar a restituição na área de “Consulta Restituições IRPF”. É necessário digitar os dados básicos, como CPF, data de nascimento e o ano do imposto que deseja consultar.

Nesta área é possível acompanhar a restituição e saber em qual lote você receberá. Caso a restituição não seja liberada, é preciso acessar o portal e-CAC para saber o motivo.Caso a restituição tenha sido liberada mas o contribuinte não recebeu o valor devido, ele deve entrar em contato com a central de atendimento através do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

O valor da restituição pode ser resgatado no período de um ano no banco. O contribuinte que não fizer o saque neste período, deve requerer através da internet através do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou no Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.

Malha fina

Se o contribuinte identificar alguma pendência em seu IRPF, ele pode fazer a declaração retificadora para corrigir as informações enviadas de forma incorreta.

As restituições das declarações em que são detectadas inconsistência (em situação de malha) são liberadas somente após a correção pelo contribuinte, ou após o contribuinte comprovar que sua declaração está correta.

A Receita não divulga com antecedência quando o contribuinte irá receber a restituição. Por conta disso, é necessário consultar no site da Receita e conferir se receberá sua restituição naquele lote.


Com informações do site:  fdr - Paulo Amorim