quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Concurso PM ES: “início de 2022”, diz governador. 1.111 vagas!


 
Foto: Reprodução

O concurso PM ES poderá sair em 2022! Existe uma previsão orçamentária para a Polícia Militar do Estado do Espírito Santo no PLOA ES 2022. Além disso, o certame já foi concedido pelo governo de acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SESP). Certame já possui comissão formada.

O governador do Estado, Renato CasaGrande, anunciou em suas redes sociais, a ampliação das vagas do novo certame. Segundo a publicação de CasaGrande, agora serão contempladas 1.111 vagas no edital, sendo mil vagas para o cargo de Soldado. A relação de vagas será oficializada com a publicação das portarias no Diário Oficial Estadual.

Navegue pelo índice abaixo e saiba mais sobre o concurso PM ES:

Concurso PM ES: situação atual
EDITAL NO INÍCIO DE 2022
Durante uma entrevista para o site Tribuna Local, realizada no dia 08 de dezembro, o governador Renato Casagrande informou que o edital do concurso PM ES será lançado no início do ano de 2022. O certame agora está na fase de seleção de banca. Serão ofertadas 1.111 vagas no próximo edital do concurso PM ES.

Confira mais detalhes sobre o novo edital PM ES com o nosso especialista, Érico Palazzo:



AMPLIAÇÃO DE VAGAS
O governador do Estado, Renato CasaGrande, anunciou em suas redes sociais, a ampliação das vagas do novo certame da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo.

Segundo a publicação de CasaGrande, agora serão contempladas 1.111 vagas no edital, sendo mil vagas para o cargo de Soldado.

Confira a publicação do governador:

A reestruturação das nossas forças de segurança é uma constante em nosso governo. Hoje, 252 novos soldados ingressam nos quadros da PM. Também anunciamos a ampliação para 1.111 vagas ofertadas no novo concurso. Estamos recompondo o nosso efetivo. Mais segurança para os capixabas pic.twitter.com/afdOXUndtV

— Renato Casagrande (@Casagrande_ES) November 26, 2021

LIBERAÇÃO DE CRÉDITO SUPLEMENTAR
Foi publicado no Diário Oficial do Estado, dia 08 de novembro de 2021, um crédito suplementar para a realização do concurso público para a Polícia Militar do Espírito Santo.

VEJA AQUI o documento na íntegra!

PREVISÃO NO PLOA 2022
O certame para a Polícia Militar do Estado do Espírito Santo poderá ser lançado em 2022. O concurso está previsto no PLOA ES 2022, isso indica uma previsão orçamentária importante.


Concurso PM ES: previsão PLOA 2022

REESTRUTURAÇÃO DO ÓRGÃO
Foi assinado no dia 27 de setembro a reestruturação organizacional da Polícia Militar do Espírito Santo. O Governador do Estado, Renato Casagrande, foi o responsável pelo ato. Dentro das diretrizes do programa Estado Presente em Defesa da Vida, estão os concursos públicos já autorizados.

COMISSÃO FORMADA
A comissão para o próximo certame da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo está formada! Os nome foram lançados na Portaria 434-s/2021. Dentre outras funções, o grupo deverá supervisionar a banca contratada para a realização do concurso. Confira:


AUTORIZAÇÃO DO CERTAME
Em solenidade no Palácio Anchieta, em Vitória no dia 11 de agosto, o governador Renato Casagrande falou a respeito de uma reestruturação que está sendo feita na segurança pública do Estado do Espírito Santo. Com isso, um novo certame foi autorizado e vai ofertar 671 vagas, para os seguintes cargos:

560 praças combatentes;
20 oficiais médicos;
20 oficiais dentistas;
5 oficiais farmacêuticos/bioquímicos;
2 oficiais médicos veterinários;
10 oficiais enfermeiros;
30 praças especialistas da saúde;
2 oficiais músicos e
22 praças músicos.
AUMENTO DE VAGAS PARA OFICIAIS
No dia 4 de maio de 2021, em transmissão ao vivo nas redes sociais, o governador do Estado Renato Casagrande anunciou uma nova retificação ao edital do Concurso PM ES 2018, aumentando em 87 o número de vagas para ingresso no Curso de Formação de Oficiais (CFO). 

Esta é a segunda ampliação realizada ao edital desde 2019, quando o Concurso passou ofertar 80 vagas, ao invés das 30 originalmente pretendidas. Dessa maneira, são contemplados todos os candidatos aprovados para o CFO em 2018. Ainda não há previsão sobre cronograma de formação da nova turma, que deverá ser comunicada em breve pelo órgão.  Confira o documento na íntegra aqui. 

SOLICITAÇÃO DE MUDANÇA NA IDADE LIMITE
O deputado coronel Alexandre Quintino, em sessão realizada pela Assembleia Legislativa Estadual, solicitou ao governo que seja feito mudanças na idade máxima para ingresso na corporação por meio de concurso público.

“Nós fizemos uma indicação que, para participação no concurso público, o candidato da Polícia Militar e Bombeiro Militar, deverá ter, no mínimo, ainda dezoito anos e, no máximo, trinta e cinco anos, ainda jovem, ainda robusto”, afirmou.

De acordo com ele, a expectativa de vida dos profissionais foi aumentada ao longo dos anos e que outras localidades também usam da mesma idade: “Outros estados agem dessa forma, como, por exemplo, São Paulo, Estado do Piauí e demais unidades da Federação”, pontuou.

PARLAMENTAR SOLICITA CONCURSO
O deputado estadual Sérgio Majeski (PSB) cobrou em sessão realizada, no mês de março de 2021, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo que o governo tenha um olhar mais atento ao cenário da segurança pública, isso porque é preciso repor profissionais na corporação.

O parlamentar afirmou que há essa cobrança desde a gestão passada dirigida por Paulo Hartung, governador entre 2015 e 2019.  “É fundamental que o Governo do Estado abra mais concursos tanto para a Polícia Militar quanto para a Polícia Civil para reduzir esses déficits existentes”, afirmou. De acordo com as afirmações apresentadas à Casa Legislativa, Sérgio pontuou que há déficit de quatro a cinco mil policiais na PM ES.

ANDAMENTO DOS CERTAMES
No dia 31 de julho de 2020, foi divulgada no Diário Oficial a classificação preliminar referente ao concurso PM ES de 2018. Vale lembrar que o quantitativo foi ampliado de 310 vagas para um total de 780 vagas, sendo a maior delas para os cargos de Oficial (80) e Soldado (650). Clique AQUI e saiba mais sobre o aumento de vagas.

Clique nos cargos abaixo para ter acesso à lista de aprovados:

Soldado Combatente (QPMP-C)
Soldado Músico (QPMP-M)
Oficial Combatente (QOC)
1º Ten. Oficial Médico (QOM)
No dia 13 de agosto de 2020, o certame para o cargo de 1º Ten. Oficial Médico foi homologado. Ao todo, são 16 candidatos considerados aptos para serem nomeados, número inferior do previsto no edital, já que nem todos conseguiram obter as notas mínimas. Confira a lista clicando AQUI

Uma boa notícia foi a recente publicação de uma lei, que torna os Cursos de Formação Policiais como atividades essenciais durante a pandemia. Desta forma, qualquer curso de formação que esteja pendente, poderá ser realizado, seguindo as normas securitárias. Essas regras, contudo, ainda serão regulamentadas pelo Executivo. Clique AQUI e saiba mais.

Volte ao topo

Concurso PM ES: remuneração
De acordo com a Lei Complementar nº 940, de 13 de março de 2020, as tabelas remuneratórias de julho de 2022 e dezembro de 2022 são as seguintes:

VIGÊNCIA 1º DE JULHO DE 2022
Concurso PM ES: requisitos
Confira abaixo os requisitos comuns a todos os cargos:

Ser brasileiro
Ter altura mínima de 1,65 m (homem) e 1,60 m (mulher)
Idade mínima de 18 anos
Idade máxima de 28 anos (exceto para Médico, no qual idade mínima é de 35 anos)
Carteira de Habilitação – Categoria (B)
Para cada cargo existe uma escolaridade diferente. Veja-as:

Soldado Combatente (QPMP-C), Soldado Músico (QPMP-M) e Oficial Combatente (QOC): Nível Médio
1º Ten. Oficial Médico (QOM): graduação em medicina, com registro no CRM e possuir certificado de conclusão de Residência Médica no para a qual concorre ou Título de Especialista expedido pela AMB na especialidade para a, qual concorre.
Volte ao topo

Concurso PM ES: Etapas de provas
O certame contou com 8 a 11 etapas, a depender do cargo. Confira:

Prova Objetiva e Redação,
Entrega de documentação para aferição de idade e pontuação na CNH,
Avaliação de Títulos (Apenas para o cargo de Médico),
Exame de Aptidão Física,
Exame Psicossomático,
Prova Prática de Música (Apenas para o cargo de Músico),
Investigação Social,
Exames de Saúde,
Entrega da documentação para fins de classificação,
Classificação final e matrícula no Curso de Formação (exceto para o cargo de Médico),
Realização do Curso de Formação (exceto para o cargo de Médico),
Resultado e encerramento do Curso de Formação (exceto para o cargo de Médico).
Concurso PM ES: Prova Objetiva
A banca organizadora do concurso da PM ES 2018 foi o Instituto Assessoria em Organização de Concursos Públicos (Instituto AOCP).

Foram cobradas para todos os cargos um total de 80 questões de múltipla escolha.

Língua Portuguesa (15 a 20 questões)
Raciocínio Lógico e Matemático (15 a 20 questões)
Noções de Informática (10 questões)
Conhecimentos Específicos (30 a 40 questões) 

Com informações do site:  grancursosonline