quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Auxílio Brasil: veja como consultar o calendário de pagamentos no app do programa


 
Foto: Reprodução

O Governo Federal concluiu na semana passada os pagamentos da primeira rodada do Auxílio Brasil. De acordo com o Ministério da Cidadania, que é a pasta que responde por esse programa, algo em torno de 14,5 milhões de brasileiros receberam o benefício neste primeiro momento. São os mesmos que estavam no Bolsa Família até outubro.

Com a conclusão deste primeiro repasse, os olhos se voltam agora para o mês de dezembro. É que dentro de mais alguns dias, a Caixa Econômica Federal deverá começar as librações do segundo ciclo do Auxílio Brasil. Só que muita gente ainda está em dúvidas sobre como encontrar a sua data de recebimento através do app oficial do programa.

O Governo Federal lançou essa aplicação ainda no início do último mês de novembro. Mesmo diante de muitas reclamações sobre a navegabilidade, o fato é que não é tão difícil encontrar o calendário de pagamentos por lá. Na verdade, existem dois caminhos para se fazer isso no app oficial do programa em questão.

Forma 1

O primeiro modo de conseguir isso é abrir o aplicativo oficial e clicar na opção Calendário. Ele fica na parte inferior da tela bem ao lado das opções Benefícios e Mensagens. Logo depois de clicar, é só apertar no algarismo final do seu Número de Inscrição Social (NIS). Pronto. O próprio sistema vai dizer qual é a data do seu repasse

Forma 2

Se você achou esse caminho meio complicado, então há uma segunda opção mais simples. Basta clicar nas três pequenas linhas que estão no canto superior esquerdo da tela do app. E aí basta selecionar a opção Calendário de Pagamentos. Pronto. Ali você vai ver qual é o dia que o dinheiro vai sair para o seu grupo.

Dezembro é antecipado

Vale lembrar que os pagamentos do Auxílio Brasil em dezembro começarão mais cedo do que de costume. Tudo isso para que os usuários do programa recebam o benefício ainda antes das festas de fim de ano.

Normalmente, os pagamentos desse projeto acontecem nos 10 últimos dias úteis do mês. Para dezembro, no entanto, o calendário aponta que os repasses devem começar já no dia 10 de dezembro e acabar no dia 23 do mesmo mês.

E quem não recebeu o Auxílio Brasil em novembro?

Quem não recebeu o Auxílio Brasil em novembro ainda não está garantido nos pagamentos de dezembro. Neste momento, não há muito o que fazer para essas pessoas. Para elas, aliás,  basta esperar para ver o que vai acontecer.

A tendência é que o Governo espere para ver o que vai acontecer com a PEC dos Precatórios na Câmara dos Deputados. Até aqui ainda não há previsão de quando esse texto pode ser votado por lá.

Valor de R$ 400 já está garantido?

Sim. Os pagamentos na casa dos R$ 400 estão confirmados para dezembro. Mesmo que a PEC dos Precatórios não passe pela Câmara dos Deputados, o Governo tem um plano B de pegar um crédito extraordinário para fazer os repasses turbinados neste último mês do ano.

O que não está confirmado ainda é a questão desse valor retroativo. Sem essa PEC dos Precatórios aprovada pela segunda vez na Câmara dos Deputados, vai ser realmente difícil fazer algo neste sentido ainda neste ano.

Com informações do site:  noticiasconcursos