terça-feira, 16 de novembro de 2021

Quais os profissionais que não podem abrir MEI?


 
Foto: Reprodução

Em 2021, o Brasil bateu um recorde no número de empresas abertas no 1º semestre de 2021. Em suma, 80% é formado por quem é microempreendedor individual (MEI).

Antes de mais nada, é importante levar em conta que o crescimento do MEI tem relação com o cenário de desemprego ao logo do ano. Ou seja, com a falta de vaga de emprego. E assim, os profissionais podem contar com essa opção para ter uma renda no fim do mês. Entretanto, nem todo mundo pode ser MEI. Abaixo, confira os detalhes.

Quais os profissionais que não podem abrir MEI?
Nem todos os profissionais que desejam, podem se tornar MEI. Isso acontece, porque o faturamento anual permitido é de até R$ 81 mil. Sendo assim, o MEI não é aprovado também, para quem é sócio ou titular de outra empresa. É proibido também para servidores federais em atividade.

Além disso, quem é pensionista do INSS, também não pode ser MEI. A justificativa é que, se a pessoa tem condições de trabalhar, ela não precisa dos benefícios para quem tem o impedimento de retornar ao emprego. Exemplo disso, é o caso de quem ganha auxílio-doença.

Por fim, o trabalhador que tem carteira assinada pode ser um MEI. Entretanto, se o trabalhador perder o emprego, ele não vai ter direito ao seguro-desemprego. A não ser que ele consiga provar que a empresa no nome dele ainda não dá lucros para conseguir sustentar a sua família.

Com informações do site: Seu Credito Digital