terça-feira, 16 de novembro de 2021

Montando o seu negócio? Conheça 6 cursos online e gratuitos sobre empreendedorismo


 
Foto: Reprodução

Uma boa ideia na cabeça ou aquele projeto que está na gaveta podem deixar de ser só uma ideia na cabeça ou um projeto engavetado. Para isso, é preciso conhecimento e estratégia para montar um negócio e começar a empreender. A boa notícia é que Microempresários Individuais (MEI) e futuros empresários têm à disposição cursos onlines e gratuitos sobre empreendedorismo oferecidos por diversas instituições renomadas.

Princípios básicos de marketing, financeiro, vendas, comportamento e mentalidade empreendedora podem ser aprendidos em aulas sem precisar sair de casa. A seguir, veremos 6 cursos 100% gratuitos oferecidos por instituições de peso como FGV, Sebrae, Senai e Endeavor. Os cursos são de curta duração e tem como objetivo principal ajudar os novos empreendedores a alcançarem melhores condições para o seu negócio.

Veja abaixo:

Transformando sua ideia em modelo de negócio - Sebrae

Empreendedorismo - Senai

Empreendedorismo como opção de carreira - Sebrae

Alinhamento entre vendas e marketing - FGV

Finanças básicas para empreendedores - Endeavor

Como se tornar um microempreendedor individual - Sebrae

Transformando sua ideia em modelo de negócio - Sebrae
O curso tem como objetivo fazer com que quem tem uma ideia e pretende empreender possa entender como criar modelos de negócios inovadores. A capacitação promove o conhecimento para a estruturação do empreendimento, com lições que abordam conceitos como a proposta de valor, fontes de receita, estrutura de custos e segmento de clientes. O Transformando sua ideia em modelo de negócio tem duração de 4 horas, e os alunos ao final do curso ganham certificado digital com verificação de autenticidade.

Acesse o site do Sebrae para se inscrever.

Empreendedorismo - Senai
Esse curso é uma opção para as pessoas que desejam aprender como gerenciar negócios como micro e pequenas empresas. As aulas abordam conhecimentos que vão ajudar a criar planos de negócio e a identificar novas oportunidades.

O curso Empreendedorismo pode ser feito por pessoas a partir dos 12 anos e tem duração de 14 horas. Após a conclusão, o aluno recebe certificado de iniciação profissional em Empreendedorismo. As inscrições estão abertas até 31/12/2022.

Empreendedorismo como opção de carreira - Sebrae
Outro curso oferecido pelo Sebrae, o “Empreendedorismo como opção de carreira'' é direcionado para Microempreendedores Individuais (MEI) e futuros empresários que buscam entender como funciona o universo do empreendimento. As aulas têm como objetivo capacitar os profissionais para saber planejar um novo negócio ou ainda melhorar o desempenho organizacional do negócio atual. O curso tem duração de 3 horas e as inscrições podem ser feitas pelo site do Sebrae.

Alinhamento entre vendas e marketing - FGV
O “Alinhamento entre vendas e marketing” oferecido gratuitamente pela Fundação Getúlio Vargas é recomendado para estudantes do ensino superior, profissionais da área de Marketing e demais profissionais que pretendem adquirir conhecimentos sobre o tema abordado pelo curso.

As aulas são dividas em 4 módulos que tratam de assuntos como a venda alinhada à estratégia de marketing e a evolução da abordagem de vendas. As aulas totalizam 5 horas.

Os cursos gratuitos da FGV não disponibilizam certificado, mas o aluno que conseguir nota igual ou superior a 7 no pós-teste poderá imprimir uma declaração que comprova a participação no curso. As inscrições podem ser feitas no site da instituição.

Finanças básicas para empreendedores - Endeavor
As aulas do curso “Finanças básicas para empreendedores” possuem um total de 4 horas de duração e buscam proporcionar aos alunos o conhecimento sobre controle do fluxo de caixa, projeções financeiras para buscar melhores investimentos e estratégias de crescimento e análise do Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE).

O curso é direcionado para os empreendedores que estão iniciando no ramo, mas ainda não possuem muito conhecimento sobre finanças. As inscrições podem ser feitas no site da instituição.

Como se tornar um microempreendedor individual - Sebrae
Com duas horas de duração, o curso “Como se tornar um microempreendedor individual” tem como objetivo orientar o MEI sobre os conceitos e critérios simplificados sobre a legalização e o tratamento tributário especial. Desse modo, será possível entender quais são as vantagens da categoria e quais são as atividades que entram na categoria de microempreendedor individual.

Dividido em dois módulos, após a conclusão é possível emitir um certificado de participação. A inscrição é feita através do site do Sebrae.

Com informações do site: Sebrae