quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Existe uma forma de cancelar o Pix após transferência para conta errada?


 
Foto: Reprodução

Muitos brasileiros ainda estão se adaptando com a nova ferramenta de transferência instantânea criada pelo Banco Central. A prova disso é o número de pessoas que ainda têm dificuldade na hora de transferir o dinheiro para a conta de terceiros utilizando o Pix.

Para o Banco, esse erro é fatal, pois a quantia vai para a conta desconhecida e é creditada em menos de 15 segundos, sem procedimentos adicionais de correção após o envio. Essa agilidade no processo de transferência tornou o sistema de transação financeira popular, superando o TED, DOC, boletos e cheques.

Qual procedimento fazer quando o Pix for encaminhado para uma conta errada?
De acordo com os analistas, ainda não existe um procedimento que o usuário possa executar, caso perceba algo de errado na transação, pois o valor é validado de forma rápida após a transferência por meio da tecnologia do Pix.

Desta forma, não existe um opção que bloqueie ou até mesmo corrija a operação. Segundo o Banco Central, a única forma de evitar constrangimentos futuros é checando os dados com mais atenção antes de realizar o procedimento de envio do dinheiro.

O banco alerta ainda que, caso a checagem de informações seja realizada e ainda assim a transação aconteça de forma errada, a única solução é entrar em contato com o titular da conta receptora do valor enviado.

Todas as instituições financeiras que utilizam a tecnologia disponibilizam a opção de reenvio do valor ao pagador sem que o usuário tenha que pagar algo por isso.

Com informações do site: BR 104