sábado, 13 de novembro de 2021

ES lança universidade estadual a distância com mil vagas; veja cursos


 
Foto: Reprodução

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quinta-feira (11), a instituição do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, vinculado à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides). O sistema reúne e organiza as políticas públicas estaduais de educação profissional de níveis Técnico e Superior, além da pesquisa, extensão e inovação. O foco dos cursos será nas áreas STEAM – do inglês: Science (Ciências), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia), Arts (Artes) e Mathematics (Matemática) – motores econômicos para a indústria 4.0 e os desafios do futuro.

O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Renato Casagrande (PSB). De acordo com ele, serão ofertados cursos nas seguintes áreas: Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. As mil oportunidades serão abertas entre dezembro deste ano e abril de 2022 e, em primeiro momento, 500 para graduação e 500 para pós-graduação.

O Governo do Estado não irá construir uma universidade física, já que as oportunidades serão oferecidas através de instituições de ensino já existentes, com estrutura própria, que o Estado firmou parceria. As 500 vagas para pós-graduação serão anunciadas no mês de dezembro e o curso será iniciado no primeiro semestre de 2022. Cada instituição abrirá o seu próprio processo seletivo.

Já as 500 vagas para graduação serão abertas em abril de 2022, mas o início do curso será apenas no segundo semestre do ano. A seleção será feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); ou seja, somente quem se inscreveu para o Enem deste ano poderá concorrer às vagas. Entretanto, haverá oportunidades nos outros anos.

O programa anunciado por Casagrande visa ainda a gerar oportunidades de emprego e renda para os capixabas, por meio de três eixos: a oferta de Ensino Superior de graduação e pós-graduação; oferta de Ensino Técnico, profissional, educação financeira e empreendedora; e o investimento em pesquisa, extensão e inovação. O Sistema UniversidadES foi desenhado de modo a colaborar e dar suporte na estratégia de cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação (em especial as metas número 6, 11, 12, 13 e 16).

“Muitas pessoas não fazem curso superior, pois não têm oportunidades. A gente sabe que a educação abre portas. Sonho com um Estado mais igual em termos de oportunidades. Temos um País rico, mas desigual. Sonho com um Estado sem pobreza, sem ver pessoas passando necessidade. O Espírito Santo tem muitas coisas a apresentar, como o melhor Ensino Médio do País. Tenho plena convicção que é a educação que nos levará a ser um estado menos violento”, pontuou o governador.

Na Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), serão oferecidos os seguintes cursos de graduação:

Bacharelado em Ciências de Dados;
Bacharelado em Tecnologia da Informação;
Bacharelado em Engenharia da Computação.

Na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), serão cursos de pós-graduação nas áreas:

Educação em Direitos Humanos;
Ensino de Química;
Recursos Digitais e a Produção de Textos Escolares;
Além de outros.

Também serão ofertados cursos de graduação e pós-graduação no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). São eles:

Graduação: Tecnologia em Sistema para Internet;
Graduação: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
Pós-graduação: Lato Sensu em Metodologias Práticas para o Ensino Fundamental;
Pós-graduação: Lato Sensu em Gestão Pública;
Pós-graduação: Lato Sensu em Agroecologia e Sustentabilidade;
Pós-graduação: Lato Sensu em Informática na Educação;
Pós-graduação: Lato Sensu em Especialização em Ensino Interdisciplinar em Saúde e Meio Ambiente;
Pós-graduação: Lato Sensu em Tecnologias Empresariais;
Pós-graduação: Lato Sensu em Desenvolvimento Web;
Pós-graduação: Lato Sensu em Engenharia de Produção com Ênfase em Transporte;
Pós-graduação: Lato Sensu em Educação – Currículo e Ensino;
Pós-graduação: Aperfeiçoamento em Educação Especial Inclusiva;
Pós-graduação: Aperfeiçoamento em Uso de Tecnologias Educacionais;
Pós-graduação: Aperfeiçoamento em Gestão Empresarial com foco em Micro e Pequenas Empresas.

Outros detalhes sobre os programas ainda serão divulgados, mas haverá polos de Ensino à Distância em muitos municípios capixabas, inclusive.

Com informações do site: A gazeta