terça-feira, 16 de novembro de 2021

Cursos online gratuitos: 5 cursos de programação


 
Foto: Reprodução

Fazer cursos online gratuitamente tornou-se uma coisa cada vez mais comum na internet, graças a grande expansão de informações e compartilhamento de ideias entre os usuários da web. Dentre esses inúmeros cursos online que existem por aí, um deles em grande evidência na era moderna é o de programação.

Reunimos as melhores opções de cursos online de programação para você fazer em casa, aproveitando o máximo possível do conteúdo que a internet tem a oferecer, e muitos deles com certificado. A maioria esmagadora dos cursos online aqui estão em inglês, mas, você pode desfrutar de cursos de grandes universidades mundo a fora, como: Harvard, MIT e Stanford.

Aprenda a programar fazendo cursos online com os melhores sites
1. TIM Tec – Cursos online

Começando com um site de cursos online em português, com uma grande quantidade de cursos disponíveis para você começar a aprender do zero a lógica de programação, HTML5, PHP e muito mais. Você acessa o site do Tim Tec, crie um cadastro e já pode começar a estudar. No final do curso você recebe um certificado de 40 horas.

É necessário que você possua conhecimentos básicos de navegação e pesquisa na Web, assim como dominar os recursos elementares de sistemas operacionais como Windows, MAC ou Linux.

2. Curso de programação da universidade de Harvard

Talvez você tenha ouvido falar da famosa universidade Harvard, aonde grandes gênios da era moderna passaram um dia, e se tornaram pessoas de sucesso. Agora, a famosa universidade americana, disponibilizou um curso online gratuito para todas as pessoas interessadas a serem introduzidas no mundo da programação de softwares.

As aulas são voltadas para iniciantes e experientes na área, o curso ensina os alunos a pensarem de forma mais lógica na hora de programar, sendo uma excelente forma de começar ou mudar a forma de programar de muitos programadores iniciantes e calejados da área.

No curso você aprenderá as linguagens: C, PHP, JavaScript, além de SQL, CSS e HTML.

Entre os tópicos abordados, estão: abstração, algoritmos, estruturas de dados, encapsulamento, gerenciamento de recursos, segurança, engenharia de software e desenvolvimento web. Isso te dará uma ótima base para trabalhar com Webdesign, Bancos de Dados, Sistemas Eletrônicos, programação de Software, entre outros.

Você tem duas opções de realizar o curso:

Em inglês através do próprio site da Harvard University.
Em português traduzido do material original pelo portal Estudar fora.

Você pode realizar o curso online gratuitamente, mas também poderá obter o certificado de conclusão do curso por uma taxa após concluir todas as matérias.

Existe outros cursos oferecidos pela Harvard, aconselho você, que tem conhecimento em inglês, a explorar o site e aproveitar o máximo possível do conteúdo compartilhado por eles.

3. Universidade de Stanford

Outra grande universidade reconhecida mundialmente que oferece curso de programação gratuitamente é a Stanford, localizada na Califórnia, EUA. O curso em questão fornecido por eles é o de Metodologia da Programação.

O curso está totalmente em inglês e ensina linguagem de programação Java, enfatizando os princípios da engenharia de software, design orientado a objetos, decomposição, encapsulamento, abstração e testes práticos. Você pode ler e assistir aos vídeos no site, ou se preferir, baixar o conteúdo do site tranquilamente.

Infelizmente, todo o conteúdo estudado não terá um comprovação da própria instituição que você concluiu o material do curso, mas vale a pena se você quer apenas adquirir mais conhecimento.

4. MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussetts)
O Instituto de Tecnologia de Massachussetts, oferece três cursos online introdutórios de programação em inglês. Esses cursos introdutórios fazem parte do projeto MIT OpenCourseWare (OCW), que compartilham todos os cursos gratuitos oferecidos pela universidade norte americana.

E os cursos oferecidos são:

O curso está totalmente em inglês e exige que você tenha um conhecimento prévio de programação para migrar para o mundo da linguagem em “C”. Como todos os cursos introdutórios, você conhecerá o básico da linguagem em “C” incluindo ponteiros, macros de pré-processador, gerenciamento de memórias e como identificar bugs no código.

Esse curso online é voltado para estudantes com pouca ou nenhuma experiência de programação. As aulas usam a linguagem de programação Python 3.5, e o objetivo é fornecer aos alunos uma compreensão do papel que a computação pode desempenhar na resolução de problemas e ajudar você, a se sentir mais confiante da sua capacidade de escrever pequenos programas que lhe permita alcançar objetivos úteis e se sentir motivado a continuar.


A continuação do curso anterior em Python, nesse curso você aprenderá um pouco mais da linguagem Python e terá um conjunto de problemas sem soluções para você praticar seu conhecimento adquirido no curso online anterior.

Um curso mais específico, que necessita que você tenha alguma experiência em programação. Você realizará uma introdução à Engenharia de Software com o uso da linguagem de programação Java.

“Ao aprender os fundamentos da linguagem, os alunos poderão focar no desenvolvimento de softwares de alta qualidade, solucionando problemas reais” segundo a própria descrição do curso.

Análise em Python – Universidade Columbia
Outra universidade norte americana que está disponibilizando um curso online gratuito em inglês, para você apender programação Analytics in Python.

“O objetivo deste curso é apresentar aos alunos o básico da programação em Python e dar um conhecimento de como usar programas para lidar com dados.”

“É um curso prático intensivo que irá capacitar e recompensar os alunos com proficiência em habilidades de gerenciamento de dados”, acrescenta o site da plataforma edX, onde está disponível o curso.”

O melhor de tudo, é que esse curso em questão está disponível inteiramente de graça para você aprender todo o seu conteúdo, ao final, você pode pagar uma taxa para obter seu certificado de conclusão com o selo e qualidade da Universidade Columbia.

Com informações do site: Teki Mobile