quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Consulta ao valor e lista de aprovados no Auxílio Brasil é feita online ou por telefone


 
Foto: Reprodução
Os novos beneficiários do programa assistencial, Auxílio Brasil, ainda não podem consultar a lista dos aprovados. Porém, aqueles que já recebem o Bolsa Família podem fazer a consulta pelos canais de atendimento da Caixa Econômica Federal.

O Auxílio Brasil irá iniciar a partir de amanhã, dia 17 deste mês, seguindo o calendário de pagamento do Bolsa Família. Dessa maneira, irá acontecer de forma escalonada, conforme o final do Número de Identificação Social (NIS).

O novo programa irá ampliar o número de beneficiários que hoje é de 14,6 milhões para cerca de 17 milhões. Dessa maneira, aqueles que já recebem o Bolsa Família serão migrados automaticamente para o Auxílio Brasil.

Consulta ao Auxílio Brasil
Esses podem consultar se irão receber o novo programa, por meio dos canais de atendimento da Caixa Econômica Federal. Sendo assim, a consulta pode ser feita pelo aplicativo do Bolsa Família, terminais de autoatendimento, lotéricas, caixas eletrônicos, correspondentes Caixa Aqui e Caixa ao Cidadão, no telefone 111.

Para isso, basta o beneficiário utilizar o número do CPF ou do NIS. No caso do Caixa Tem, se a pessoa já tem cadastro, basta acessar o aplicativo com o CPF e a senha. Caso contrário, é necessário se cadastrar.

Outra possibilidade é a consulta presencial nas unidades da Caixa Econômica Federal. Para isso, é necessário apresentar o CPF ou NIS e RG. Para os demais beneficiários, é esperado que a Caixa libere a consulta no antigo aplicativo do Bolsa Família ou pelo telefone 121, do Ministério da Cidadania.

Além disso, a Caixa informou que será disponibilizado um aplicativo próprio do Auxílio Brasil que deve começar a funcionar em breve. É importante que o cidadão fique atendo a divulgação oficial, já que existe apps chamados “Auxílio Brasil”, mas que não se trata do que será desenvolvido pelo governo.

O Auxílio Brasil, programa que vai substituir o Bolsa Família, começa a ser pago na quarta-feira (17). A grana liberada vai seguir o calendário habitual do programa, de acordo com confirmação da Caixa.

Consulta do Auxílio Brasil
– Aplicativo Caixa Tem:

Acesse o aplicativo com o número do CPF e senha;
Na tela inicial, selecione a opção “Bolsa Família”.
– Atendimento Caixa ao Cidadão, no telefone 111:

Escolha a opção 1 para o Auxílio Brasil;
Informe o número de CPF ou o NIS;
Escolha a opção 1 para digitar o CPF ou a opção 2 para o NIS;
A gravação irá dizer se o cidadão vai receber o benefício ou não.

Com informações do site: FDR