quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Confira 8 cursos gratuitos para você aprender a investir


 
Foto: Reprodução

Inflação, taxa de juros, Ibovespa, BDRs e criptomoedas. Se, para você, conversar sobre esses assuntos parece algo impossível, o E-Investidor separou oito cursos online e gratuitos que visam ensinar como organizar sua vida financeira, além de introduzir os melhores caminhos para entrar no mundo dos investimentos de forma consciente em relação ao seu projeto de vida. Confira:

Antes de iniciar seus investimentos, sua vida financeira precisa estar em ordem. Assim, o curso de investimento Educação Financeira para Jovens é uma ótima opção para quem deseja se organizar.

Gratuitas e online, as aulas apresentam temas como orientação do planejamento financeiro, consumo consciente e a importância de investir o seu dinheiro.

2- Cálculo financeiro básico para administração financeira
Quem deseja investir, precisa ter noções básicas de cálculo. Não adianta usar a desculpa de que é de humanas. Um caminho para aprender a fazer operações básicas é fazer o curso online e gratuito ‘Cálculo financeiro básico para administração financeira’.

3- Como investir em Renda Fixa
Agora que você já organizou suas contas e separou aquela grana para investir, chegou o momento de conhecer a “mágica dos juros compostos” no seu dinheiro. Um bom caminho para isso é participar do curso online e gratuito ‘Como investir em Renda Fixa’.

Oferecido pelo B3 – empresa que controla a Bolsa de Valores – as aulas vão abordar temas como a decisão sobre seu perfil de risco e a relação taxa de juros com a lucratividade de seus investimentos.

Com um conhecimento afiado sobre o mundo da Renda Fixa, você já pode começar a diversificar seu projeto de vida financeira. Nessa situação, escolher um bom fundo de investimento pode atender suas projeções.

Por isso, o E-Investidor apresenta o curso gratuito ‘O que você precisa saber sobre Fundos de Investimento?’. A mentoria online é feita por meio do site Udemy e apresenta as características desta categoria de investimento.

5- Como investir na Bolsa
A reserva de emergência já está feita, você já investe em fundos, e agora você deseja correr mais risco em troca de uma projeção maior de ganhos. Caso se identifique com este perfil, investir na Bolsa de Valores+1,54% pode ser uma boa opção.

Então, antes de seguir aquela recomendação do amigo ou do seu youtuber de finanças favorito, procure entender como operar na compra e venda de ações. Para isso, o curso ‘Como investir na Bolsa’ pode ser uma boa opção.

Oferecido gratuitamente pelo site ‘Vou de Bolsa’, as aulas apresentam fundamentos iniciais para você investir conscientemente no mercado de ações.

6 – TradeMap e B3 lançam curso gratuito Investindo em Small Caps
Você já aprendeu a operar na Bolsa, mas sua carteira está focada nas ações de empresas ‘Blue Chips’ – aquelas consolidadas e reconhecidas no mercado. Diante disso, uma forma de variar o investimento é acrescentar ações de empresas com menor valor de mercado e grande potencial de valorização, as chamadas ‘Small Caps’.

Com objetivo de ensinar a operar com papéis de menor valor, o TradeMap juntou-se à B3 para lançar o curso ‘Investindo em Small Caps’. Gratuito, a mentoria contará com 13 aulas online.

7- Como investir em ações no exterior
Em meio ao cenário de alta no dólar, há economistas que recomendam investir no exterior. A maneira mais fácil de fazer isto seria por meio da compra e venda de Brazilian Depositary Receipt (BDR). Ao comprar esses papéis, você torna-se acionista de empresas brasileiras com capital aberto fora do país.

Os BDRs são vendidos durante o pregão da Bolsa de Valores de São Paulo. Para aprender esta forma de investimento, há um curso online e gratuito da B3.

Muito usado como fachada para oferecer pirâmides financeiras, o bitcoin acumula valorização de 100% em relação a outubro do ano passado. Portanto, saber investir nesta criptomoeda pode gerar bons rendimentos.

Para quem deseja aprender a operar no mundos dos bitcoins, participar do curso ‘7 dias de Bitcoin‘ pode ser um caminho. Online e gratuitas, as aulas vão também  abordar outras criptomoedas.

Com informações do site: Ei Investidor