domingo, 14 de novembro de 2021

Como identificar se alguém está usando seu CPF


 
Foto: Reprodução

Muito já se fala em proteção de informaçõ es pessoais, entretanto, o tema ainda é bem ignorado entre os usuários dos meios digitais. A problemática se desdobra à medida que golpes e fraudes neste âmbito vem ficando cada vez mais comuns. 

Neste sentido, visto que quando determinados dados ou documentos de cunho pessoal caem em mãos erradas, a privacidade e até mesmo os direitos fundamentais da pessoa ficam em risco. Isto porquê, criminosos podem utilizar estas informações para diversos fins, tais como, se passar pela pessoa para pedir empréstimos, financiamentos, realizar compras, etc. 

Enfim, este artigo tem como intuito apresentar algumas medidas de precaução de modo a evitar futuros transtornos, e te mostrar como identificar se seu CPF está sendo indevidamente utilizado por algum terceiro. Para saber mais, basta continuar sua leitura.   

Como protejo minhas informações pessoais
Em resumo, a ideia é sempre estar atento a possíveis situações duvidosas, de modo a não passar informações pessoais a estranhos. Cabe enfatizar, que os golpes praticados se reinventam a cada dia, todavia, procure notar alguns fatores que podem ser sinais de fraude, como se há erros de português, ofertas financeiras exorbitantes e muito fáceis de contratar, se o procedimento proposto pela tal empresa é, de fato, daquela maneira. 

Confira mais algumas medidas que podem ser tomadas com objetivo de proteger o seu CPF: 

Não informe o número de CPF a pessoas estranhas; 
Mantenha documentos importantes junto a você; 
Não divulgue documentos em redes sociais; 
Em compras online, procure saber se o site é seguro; 
Esteja atento nas informações contidas em documentos os quais você irá jogar fora; 
Realize regularmente a consulta do seu CPF. 
Consulta do CPF
A primeira opção e mais popular, diz respeito a consulta gratuita, junto ao Serasa. Na plataforma, será possível identificar, extrato de faturas do cartão de crédito, se o seu nome está sendo utilizado em um empréstimo, se há dívidas em aberto, entre outras informações. Para isto, basta seguir o passo a passo abaixo: 

Acesse o  site Serasa Consumidor;
Vá em  “Consultar CPF grátis”;
Realize o cadastro caso ainda não possua; 

Ademais, a situação do seu CPF também pode ser conferida através do site registrato do Banco Central. No referido sistema, contém informações referentes a operações de crédito, financiamento, empréstimos, câmbio e dívidas no seu nome.


Com informações do site:  jornalcontabil