quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Auxílio Brasil: Novo grupo recebe hoje (18), mas 29 milhões ficam fora do programa


 
Foto: Reprodução
Assim como a liberação do auxílio emergencial gerou aglomerações nas portas das agências da Caixa Econômica Federal (CEF), o mesmo aconteceu nesta quarta-feira, 17, com o início do Auxílio Brasil. As agências de Salvador, Recife, Belo Horizonte e Goiânia foram algumas cuja situação esteve mais crítica. Hoje, 18, recebem aqueles com NIS final 2 que estariam dentro do Bolsa Família. 

Em parte, o tumulto é provocado não apenas pela busca da primeira parcela do Auxílio Brasil, mas também porque estes são os últimos dias de saques da sétima parcela do auxílio emergencial.

Em meio a esta transição, vários cidadãos permanecem na dúvida sobre o direito ou não a ser incluído no novo programa de transferência de renda. 

A rodada do auxílio emergencial de 2021 conseguiu amparar mais de 39 milhões de brasileiros, mas somente uma pequena parcela, mais precisamente de 14,6 milhões, foi incluída na fase inicial do Auxílio Brasil.

De acordo com um levantamento feito pela Rede Brasileira de Renda Básica, o fim do programa é responsável por deixar cerca de 29 milhões de brasileiros sem nenhum auxílio financeiro. 

Especialistas alegam que a abrangência do Auxílio Brasil deveria ser maior, porém, a negligência do poder das políticas públicas foi evidenciado nesta severa seleção.


Com informações do site: FDR